Existem sim desvantagens da terceirização. Apesar de ser benéfico, nem todos os negócios estão preparados para este tipo de modalidade, principalmente quando há um alto grau de especialização envolvido.
Para muitas empresas, o modelo traz vantagens, mas para outras nem tanto. Por isso é comum casos de terceirizadas que não atenderam as expectativas (e os contratos), trazendo consequências indesejadas.
Quando isso ocorre, o que era para ser uma solução, acaba se tornando um problema. Entenda mais das desvantagens, veja como contorná-las e avalie se vale a pena a terceirização.
Questões trabalhistas
De acordo com a Lei da Terceirização (Lei n.º 13.429/2017), qualquer empresa pode contratar outra empresa ou trabalhadores terceirizados independente da atividade que exercerá. Isso significa que as empresas, se acharem conveniente, podem atribuir a terceiros a realização de suas atividades fim.
É simples assim, mas algumas situações podem levar a consequências. Por exemplo, se uma empresa terceirizada não paga os funcionários, mesmo recebendo para isso, a contratante pode responder judicialmente.
Como contornar
Todo processo de terceirização deve ser documentado e oficializado conforme a legislação vigente. Todas as responsabilidades precisam estar claras para evitar quaisquer problemas de ordem jurídica.
Empresas sem qualificação
Esta pode ser a maior desvantagem da terceirização, visto que a falta de qualidade no serviço prestado pode comprometer as atividades da empresa contratante.
De pouco adianta se o negócio economiza com contratos, se as entregas estão aquém do esperado? Pior ainda quando essa relação afeta o relacionamento com os seus clientes.
Como contornar
O ponto mais importante é avaliar as empresas terceirizadas, se disponibilizam bons profissionais e serviços de qualidade.
Falta de padrão
Em geral, profissionais terceirizados não estão a par da realidade da empresa. É normal, mas é necessário o empenho das empresas terceirizadas para se adequar às estratégias e planos de negócio. Do contrário, os terceirizados não seguem padrões de qualidade ou processos já instalados.
Como contornar
Se possível, procure outros clientes das empresas que prestam serviço para avaliar como é a relação e se recomendam a terceirizada. Além disso, é importante avaliar os processos adotados, quais práticas para a integração, estrutura e todo o apoio prestado. Se esconderem informações, ligue o alerta.
Grau de dependência
Muitos negócios terceirizam os serviços de limpeza, atendimento ao cliente, comunicação, TI, etc. Ocorre que muitas delas focam apenas nas atividades finais e acabam se tornando totalmente dependentes dos serviços dos terceiros.
Se a qualidade dos serviços prestados for boa, tudo bem, mas ao longo do tempo, por corte de despesas, as terceirizadas costumam deixar a desejar.
Como contornar
Se for possível, destine profissionais da própria empresa para orientar e acompanhar as atividades das terceirizadas. Também é importante estabelecer diretrizes, padrões de qualidade, entre outras ferramentas para assegurar a prestação de serviços adequada às necessidades da companhia.
Baixa qualidade dos serviços prestados
Outra desvantagem é a qualidade dos serviços oferecidos, principalmente quando a terceirização está relacionada ao atendimento ao cliente.
Isso é comum quando as terceirizadas apresentam seus próprios padrões internos, que podem ser diferentes daqueles da empresa contratante.
Como contornar
Avaliando a qualidade das empresas e acompanhando os processos internos que elas adotam. Procure saber quais metodologias adotam e se estão de acordo com as estratégias adotadas pelas empresas, os índices de qualidade das prestadoras e sua reputação.
Alta rotatividade
Quando uma empresa contrata um profissional ou outra empresa, apesar do contrato estabelecido, não existe um vínculo da empresa com aquele profissional. A terceirizada pode delegar outro profissional na semana seguinte, comprometendo a qualidade das entregas.
Essa rotatividade impacta na falta de integração entre empresa e terceirizado, principalmente quando o serviço prestado exerce grande impacto na questão organizacional do contratante.
Como contornar
Estabelecer regras para que as empresas mantenham os mesmos profissionais e avaliar se a própria mantém condições interessantes para seus funcionários. Condições ruins não seguram empregados, assim eles podem abandonar seus empregos e como consequência, a sua empresa.
Valores competitivos
A expressão “o barato sai caro” também serve para a terceirização. O grande ponto a ser levado em consideração é a qualidade e não o preço.
Valores muito abaixo do que é comumente praticado no segmento é um indicativo de falta de qualidade, portanto se não houver uma boa justificativa para preços baixos, desconfie.
Como contornar
Avalie quais salários são pagos aos terceirizados, se há problemas judiciais envolvendo as empresas/ profissionais procurados e se eles possuem ferramentas que barateiam os valores, justificando-os.
Necessidade de fiscalização
Empresas com ótima reputação não podem comprometê-la por conta de algo que está fora de suas atribuições. Por isso é importante fiscalizar de perto o que está sendo feito pela empresa contratada.
A terceirização pode aumentar a produção, permitir que os colaboradores/ gestores foquem em suas atividades, mas se algo estiver abaixo do esperado, a produtividade será comprometida.
Como contornar
Definir profissionais ou setores para fiscalizar os terceirizados, estabelecer padrões de qualidade e acima de tudo, oferecer treinamentos e feedbacks constantes para aperfeiçoar os processos. Quando as empresas terceirizadas sabem exatamente o que você quer, as chances de entregas falhas reduzem sensivelmente.
Resumindo
Ao buscar uma empresa, procure saber:
Quem são os profissionais e como eles são tratados;
Quais os diferenciais da empresa;
Quanto cobram;
Quais serão as atribuições;
Quais índices de qualidade adotam;
A reputação e se ela cumpre com as questões legais.
Conhecer as desvantagens da terceirização permite que os gestores possam achar alternativas para reduzir seus impactos. O intuito aqui não é somente contorná-las, mas também transformá-las em vantagens competitivas.
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