top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Como limpar sofá: veja as dicas da Makiyama


Quer aprender como limpar sofá? Existem diferentes formas de higienizar o sofá, mas nem todas são eficientes. Algumas podem manchar, outras não limpam direito, ou ainda tem aquelas que podem até limpar, no entanto deixam um cheiro desagradável.


Para ajudá-lo, separamos dicas para ajudar na limpeza de diferentes resíduos que podem comprometer a vida útil do estofado. Então, sem mais conversa, vamos às sugestões. Acompanhe!


Como fazer a limpeza do dia dia

A limpeza do dia a dia é aquela quando o sofá apresenta algumas sujeirinhas, restos de alimentos ou mesmo poeira.


O ideal aqui é usar o aspirador de pó. Esse é um aliado importante para a rotina de limpeza do sofá, mas também da casa toda, capaz de proporcionar uma limpeza rápida e eficiente. É uma excelente opção para pessoas alérgicas, visto a possibilidade de reduzir a presença de ácaros, poeira e outros resíduos que desencadeiam as crises alérgicas.


Além do aspirador de pó, você pode usar (dependendo do tipo de sofá), o pano com o limpador multiuso. A dica aqui é verificar a etiqueta do móvel para avaliar o que pode e o que não pode ser feito durante a limpeza:

  • O — pode ser usada água para a limpeza do tecido;

  • W — deve ser usado apenas pano úmido com produto multiuso para limpeza;

  • P — tecido só pode ser limpo com lavagens a seco;

  • F — a limpeza e higienização só pode ser conduzida por profissionais especializados.

Sempre procure a etiqueta, alguma indicação no manual ou referência que aponte as instruções do fabricante. Ao seguir as orientações evita-se manchas ou danos ao tecido/ estrutura do móvel.


Como fazer limpeza pesada

Levando em consideração as indicações do fabricante, a limpeza, na maioria dos casos, só pode ser feita com aspirador de pó ou escova apropriada. Agora nos casos que permite outros produtos/ itens, você pode inovar um pouco mais.


Vamos a limpeza pesada quando não se pode usar água, pano úmido ou outro produto. Nesses casos, use uma escova de cerdas macias, principalmente no lugar em que a sujeira se acumulou. Faça movimentos firmes, mas sem força para não estragar as tramas do tecido. Se tiver manchas, repita o processo novamente.


Já os tecidos que permitem o uso de produtos mais robustos, em especial os chamados multiuso. Trata-se de uma opção “coringa”, que funciona como desinfetante, desengordurante, limpador, etc.


O multiuso é usado para remover sujeira em várias superfícies, o que inclui diferentes tipos de tecidos usados na fabricação dos sofás. A forma de uso é simples: basta aplicá-lo em um pano úmido e passar diretamente no sofá, sobretudo nos locais mais sujos.

Se for necessário, passe outro pano úmido no local para ajudar na limpeza e retirar o excesso do produto. Em caso de tecido lavável, você também pode utilizar um pouco de água.


Caso não tenha um multiuso em casa, o sabão neutro pode substituí-lo. Só tenha cuidado para não exagerar e tire todo o resíduo de sabão com pano úmido para evitar o acúmulo de sujeira.


Como limpar sofá manchado

Se as formas apresentadas até aqui não funcionaram para a retirada de manchas, você pode usar algumas receitas caseiras, mas somente nos tecidos com etiqueta com a classificação ‘W’.


Essas soluções podem funcionar:


Sabão de coco

A primeira forma é usando sabão de coco líquido, ideal para modelos em tecido. Você vai precisar apenas do sabão de coco, água morna e uma escova de cerdas macias.


A solução serve tanto para manchas de alimentos ou algum produto que caiu na superfície ou para aqueles sofás que não passam por higienização há muito tempo, uma vez que ajuda na remoção de sujeiras pesadas espalhadas pelo estofado.


Misture o sabão com água morna em uma vasilha e aplique na superfície depois de retirar todas as almofadas e passar o aspirador de pó. Com o auxílio de uma escova macia esfregue em movimentos circulares.


Tome cuidado para não colocar muita força e não encharcar o tecido com o produto. Por fim, tire o excesso com um pano úmido e deixe secar.


Vinagre branco

Essa mistura também é simples e eficiente. Você vai precisar apenas de água morna, vinagre e bicarbonato de sódio.


O primeiro passo é misturar 250 ml de vinagre branco em 1 litro de água. Em seguida, mergulhe um pano macio na mistura, torça para tirar o excesso e esfregue em todo o estofado.


Deixe secar e veja se ficou alguma mancha. Se sim, coloque duas colheres de sopa na mistura, coloque num borrifador e aplique sobre as manchas. Deixe agir por cerca de 10 minutos e retire o excesso. Dependendo do grau de sujeira, esfregue um pouco com uma esponja.


Como limpar sofá de Suede

Os sofás de suede são relativamente resistentes, dessa forma a limpeza é bem simples. Basta o uso de detergente neutro e escova macia. Para retirar o excesso, use um pano úmido.


Como limpar sofá de camurça

Já os modelos de camurça exigem um pouco mais de cuidado, ainda sim a higienização é bem simples. Para limpezas do cotidiano ou quando não está muito sujo, basta usar uma escova de cerdas macias. Se a limpeza for um pouco mais pesada, o ideal é apenas o pano com detergente.



Dicas gerais

Recapitulando algumas dicas e reforçando outras para não errar e danificar o sofá:

  • Sempre olhe a etiqueta para saber qual a forma certa para a higienização;

  • O aspirador é o melhor aliado na limpeza, pois evita o acúmulo de sujeira;

  • Retire almofadas e demais peças que podem ser removidas e montadas com facilidade. Isso vai ajudar a tirar aquela sujeira que fica acumulada nos cantos;

  • Caso tenha partes em metal ou madeira, evite produtos de limpeza abrasivos, pois eles podem estragar este tipo de material;

  • Na dúvida, use apenas pano úmido, água e sabão neutro;

  • Manchas de caneta podem ser retiradas com vinagre. Basta aplicar um pouco e esfregar com uma esponja macia;

  • Evite quaisquer produtos que tenham em sua composição o cloro, pois este pode danificar o material;

  • As receitas caseiras para limpar sofá até funcionam, mas é importante testar antes. A dica aqui é aplicar em um local não visível, como a parte de baixo. Se não aconteceu nada de errado, você pode usar nas partes visíveis.


Agora que já sabe como deixar seu sofá limpo sem causar nenhum problema, aproveite e veja também como limpar piso branco.

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page