Entenda o que a falta de um adequado treinamento de equipes de limpeza pode causar na sua empresa e saiba como evitar.
Os serviços de limpeza visam manter um ambiente organizado, limpo, seguro e higienizado para todos.
Sendo assim, os treinamentos realizados com equipes de limpeza profissional são indispensáveis.
Além de ensinar os colaboradores a usar materiais de limpeza e produtos de limpeza da maneira correta, esses treinamentos ensinam processos de limpeza de alta complexidade que são frequentemente necessários.
No post de hoje, você verá o que o gestor pode perder por não ter uma equipe de limpeza devidamente treinada.
Quais os riscos da falta de treinamento de equipes de limpeza?
Desperdício de produtos
Normalmente, a primeira coisa que acontece quando uma equipe de limpeza não é treinada é o desperdício de produtos.
No dia a dia das rotinas de limpeza e conservação é necessário saber usar corretamente cada tipo de produto.
Alguns só podem ser usados em situações específicas, enquanto outros requerem uma dosagem precisa e controlada.
Somente o treinamento de equipes de limpeza pode garantir tal conhecimento técnico sobre o assunto.
Ineficiência do trabalho
O serviço de limpeza deve ser eficiente para ser bom. Isso significa que os profissionais não podem gastar um tempo muito longo em uma única atividade, por exemplo.
Também há a questão de realizar as atividades na ordem correta, ou mais de uma atividade ao mesmo tempo.
Essa eficiência só é alcançável quando a equipe recebe um treinamento adequado.
Além disso, novos funcionários normalmente precisam de maior cuidado e atenção, já que não possuem toda a desenvoltura de um profissional mais experiente.
Portanto, certifique-se de que sua equipe está com o treinamento em dia para não perder eficiência.
Resultados insatisfatórios
Outros serviços podem ser realizados sem muito treinamento e dar certo, mas não a limpeza e conservação de ambientes.
Esse é um serviço que requer conhecimento específico e também o manuseio correto de cada utensílio e produto.
Há diferenças, por exemplo, na forma de limpeza de uma mesma superfície com tipos diferentes de sujidade.
Da mesma forma, um determinado tipo de sujeira, como óleo, pode requerer formas diferentes de limpeza a depender da superfície na qual se encontra.
Como se não bastasse, há ainda o fato de que equipes sem treinamento normalmente não prestam atenção a detalhes que fazem toda a diferença no resultado final.
Falta de segurança do trabalho
Lidar com produtos químicos, ambientes úmidos e sujeira pode ser altamente prejudicial à saúde e à segurança.
Isso, é claro, se não houver o devido treinamento de equipes de limpeza.
No treinamento, os colaboradores aprendem quais EPIs devem utilizar, de que forma manusear os produtos, quais são mais perigosos para a saúde e integridade física, bem como boas práticas para evitar acidentes.
Portanto, uma equipe sem treinamento é uma equipe extremamente vulnerável a todos esses riscos.
Aumento dos custos
Por fim, a falta de treinamento de equipes de limpeza aumenta muito os custos de qualquer empresa.
Para começar, há desperdício de produtos, o que já aumenta os custos para comprar cada vez mais.
Utensílios podem se quebrar e precisar de substituição. Os próprios colaboradores podem se acidentar e precisar de afastamento, o que também gera custo.
Além disso, há o risco de provocar danos à propriedade da empresa, aos colaboradores e a todas as pessoas que circulam no local.
Então, evite todos esses problemas oferecendo um treinamento adequado.
Agora, se você não tem como oferecer um treinamento, a melhor saída é contratar um serviço de limpeza e conservação, com uma empresa que ofereça funcionários treinados e capacitados, como a Makiyama.
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