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  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Veja como evitar o desperdício de produtos de limpeza na empresa

A higienização e limpeza nas empresas é fundamental para proporcionar o ambiente ideal para aumentar a produtividade dos trabalhadores e gerar uma boa imagem da empresa.


Todavia, também é importante assegurar esse tipo de serviço pautado em evitar desperdício de produtos de limpeza.


Toda economia é indispensável, principalmente em uma empresa em que expressões como corte de gastos e redução de custos estão sempre em destaque. No post de hoje vamos falar sobre economia com produtos de limpeza. Então, continue lendo e entenda mais.


Faça o levantamento de todos os produtos usados no cotidiano


O primeiro passo é fazer uma lista para o controle dos produtos de limpeza essenciais para a limpeza e organização da empresa. A lista deve levar em consideração os mais importantes para o cotidiano e aqueles que são usados com menor frequência.


Em seguida crie uma planilha de controle contendo o produto, a data de aquisição e a quantidade. Essa é uma forma de entender quanto tempo dura cada um dos produtos para criar frentes de ação do uso adequado e diagnosticar possíveis erros e desperdícios durante a execução das tarefas.



Condicione os produtos em locais apropriados

Outro ponto para auxiliar no controle é o armazenamento dos produtos. Dependendo da substância, seu condicionamento deve ser especial, a fim de evitar contaminações ou acidentes.


O ideal é definir um espaço apropriado em que todos os itens podem ser organizados e guardados juntos. Pode ser um cômodo adequado, carrinho ou prateleiras, de forma que a gestão do estoque possa ser feita com mais facilidade. O intuito maior é facilitar o trabalho da equipe.


Além disso, verifique no rótulo as indicações do fabricante quanto ao armazenamento.


Em geral, a orientação é condicioná-los em armários ou suportes que evitem que agentes externos possam comprometer a qualidade dos produtos, como mantê-los longe da luz direta e do calor.


Defina regras para manuseio e uso

A gestão eficiente dos produtos de limpeza passa pelas pessoas que vão utilizá-los, por isso seu uso será mais eficiente quando há treinamentos eficientes para a equipe de limpeza.


Além disso, é preciso delegar responsabilidades: quem vai distribuir, monitorar e controlar o uso dos itens. O intuito aqui é que os próprios funcionários tenham um controle próprio do uso de materiais, assim é possível ter uma ideia de quanto está sendo usado em cada setor.


Tudo isso permite que os gestores façam análises precisas e identifiquem a quantidade ideal, quais os pontos de maior desperdício, bem como as alternativas para um consumo assertivo.


Teste produtos

O barato pode sair caro vale para os produtos de limpeza. Por isso, é preciso contar com produtos de qualidade, que no final saem mais em conta do que os mais baratos.

Há no mercado uma série de itens de limpeza.


Alguns são profissionais e outros nem tanto, daí a necessidade de fazer testes para avaliar os melhores resultados para o negócio. Assim, evita-se gastos desnecessários, descartes de itens sem terem sidos completamente utilizados ou desperdícios.


Quando se encontra o material adequado, a equipe tem a oportunidade de trabalhar com maior previsibilidade e planejamento, uma vez que conhecem as particularidades do produto, como rendimento e durabilidade.


Faça compras conscientes

Para evitar desperdícios uma alternativa é fazer compras mais conscientes, conforme a necessidade, capacidade de armazenamento e quantidade utilizada. O ponto-chave aqui é encontrar o equilíbrio entre o uso consciente e a quantidade disponível.


Isso porque, muitas vezes, as pessoas tendem a usar indiscriminadamente aquilo que há em excesso. O que pode levar a uma perda precoce dos materiais, já que eles poderiam durar mais tempo. Para evitar essa situação, tente comprar apenas o necessário para um determinado período.


Em contrapartida, comprar em quantidades maiores pode reduzir os custos dos itens. Daí a necessidade de definir um ponto de equilíbrio. Isso é possível quando há o controle e supervisão das equipes, assim é possível ter uma visão clara de suas necessidades de suprimentos.


Considere a terceirização

A terceirização é uma das melhores formas de assegurar que os serviços sejam realizados da forma que a empresa contratante precisa.


Quando se delega a atividade de limpeza aos ambientes corporativos a uma empresa especializada, há um ganho na qualidade do serviço, mantendo os mesmos custos.


A Makyama, por exemplo, mantém o controle rígido, oferece treinamento aos seus colaboradores e faz a gestão eficiente dos insumos. Isso garante que os ambientes estejam sempre limpos, reduzindo a preocupação dos gestores, os quais têm mais tempo para se dedicar a sua atividade-fim.



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