O piso cerâmico é um dos revestimentos mais usados no Brasil, mas ainda assim há uma série de dúvidas sobre qual o melhor produto para limpar cerâmica. Em geral, você não precisa gastar litros de água, produtos caros ou soluções milagrosas para limpar o piso.
Por ser justamente muito popular, existem soluções para mantê-lo limpo e bem cuidado. Além disso, há diferentes tipos de limpeza dos pisos de cerâmica: limpeza de rotina, limpeza do piso engordurado, limpeza do piso encardido, limpeza do piso manchado.
Vamos ajudá-lo informando quais os produtos, métodos e utensílios necessários para cada uma dessas. Continue lendo o post e entenda!
Limpeza de rotina
A limpeza de rotina é aquela feita no dia a dia, quando não há nenhuma mancha, gordura ou sujeira mais intensa. É também uma limpeza preventiva, uma vez que evita o surgimento de manchas, acúmulo de gordura e sujeira.
Para isso isso você vai precisar de:
Aspirador de pó ou vassoura;
Pano úmido;
Produto indicado para seu piso.
Se não souber, o ideal é o uso de um produto neutro, como água e detergente. Se preferir algo mais completo, opte pelos limpadores multiuso, cuja composição é indicada para os principais tipos de cerâmica. A vantagem é que esses produtos não contêm alta concentração de substâncias abrasivas, assim não retiram a camada de proteção e não danificam o piso.
Dê preferência para aqueles que desinfetam, limpam e dão brilho em um só, assim você consegue economizar e não tem que adquirir mais de um produto que não sabe se vai comprometer a qualidade do material.
Vale ressaltar que você precisa se atentar à composição do produto e seu modo de usar. Alguns deles devem ser diluídos em água, o que é importante para não manchar a cerâmica. Outros não podem permanecer muito tempo sobre o piso, assim basta aplicá-lo com o pano e retirá-lo rapidamente.
O ideal são as opções mais simples de usar, daquelas que basta aplicar o limpador diretamente na superfície e usar o auxílio do pano para limpar. Não tem erro.
Limpeza de piso engordurado
Há duas opções aqui: produtos desengordurantes ou soluções caseiras para remover a gordura.
Veja essa receitinha ideal para pisos engordurados:
Misture 200 ml de vinagre branco em 1 litro de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente neutro.
Depois de tudo bem misturado, aplique no local sujo, deixe agir por 5 a 10 minutos e depois esfregue bem até retirar as manchas de gordura, depois jogue água e seque tudo. A sujeira some quase que como mágica.
Se não quiser optar por receitas caseiras, a melhor opção são os multiusos com poder desengordurante.
Limpeza de piso encardido
Um piso encardido reúne sujeira e gordura que formam uma espécie de camada na parte superficial do piso. Nem sempre é uma sujeira fácil de se lidar e pode até exigir um produto mais forte e abrasivo para isso.
Em geral, esses produtos devem ser aplicados no piso e em seguida esfregar com uma vassoura de cerdas mais duras. É importante ler as instruções do produto para entender qual o tempo de ação e como utilizá-lo corretamente.
Mas tenha cuidado: esse processo pode riscar o piso. Por isso, a melhor opção é contratar um profissional de limpeza para realizar o procedimento.
Limpeza de piso manchado
O piso manchado também é um transtorno, mas ainda assim é possível reverter a situação. Para isso você vai precisar de um removedor de manchas, capazes de melhorar o aspecto de pisos sem brilho, escurecidos e manchados pelo acúmulo de sujeira ou cera.
Esses produtos apresentam em sua composição os tensoativos, moléculas que reduzem a tensão de superfícies, agindo diretamente nas manchas. Também apresentam conservantes e reguladores de pH para evitar a corrosão.
O produto deve ser aplicado puro na superfície, sem qualquer outro produto. Deixe agir conforme as instruções do fabricante (geralmente não pode passar de 5 minutos) e em seguida retire o excesso.
Caso as manchas não saiam na primeira aplicação, respeite o intervalo de uso para não comprometer a estrutura do piso.
Quais produtos não usar no piso de cerâmica
Algumas substâncias podem até limpar outros tipos de piso, como piso de madeira ou piso laminado, mas podem comprometer a superfície e estrutura dos revestimentos de cerâmica. Por isso evite água sanitária e produtos abrasivos, pois estes prejudicam o esmalte cerâmico no longo prazo, aumentando a porosidade, o que gera manchas com o passar dos anos.
Além disso, independente do tipo de limpeza, o ideal é fazer pequenos testes para avaliar como o piso vai se comportar com aquele produto ou técnica. Para isso, aplique-o em uma pequena área e faça a limpeza normal, de acordo com as instruções do fabricante. Espere algum tempo e veja se a superfície realmente está limpa, se não houve manchas ou riscos.
Parece algo bobo, mas só isso é suficiente para saber se o produto é eficaz ou se vai trazer alguma consequência desagradável. Se for este o caso, evite usar aquele produto novamente.
Por fim, faça a secagem do piso com o auxílio de um pano limpo ou macio. Ao evitar o chão molhado para secar com o calor, você evita a formação de bolor e outros microorganismos que tendem a se acumular no rejunte, causando seu escurecimento.
Busque ajuda profissional
O ideal é contar com ajuda profissional, pois os profissionais vão avaliar quais as características do piso encardido e a partir daí utilizar os produtos na quantidade ideal para aquele cenário. Dependendo da situação, a terceirização é a melhor opção, pois vai evitar que o piso chegue ao ponto de ficar encardido.
Há vários tipos de pisos e uma empresa especializada pode ter recomendações para sua limpeza e manutenção. Empresas terceirizadas já conhecem as especificidades de cada tipo de piso, possuem o produto e a mão de obra adequada para manter o piso sempre limpo, cheiroso e brilhante.
Conheça os serviços da Makiyama e evite dor de cabeça!
Comments