top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Serviço de limpeza profissional: como escolher?

Descubra como escolher um serviço de limpeza profissional baseando-se em fatores importantes que impactam essa decisão.


Quando você procura por prestação de serviços, certamente deseja que sua escolha seja a melhor possível.

Entretanto, nem sempre é fácil saber qual caminho seguir. Os concorrentes são muitos, as diferenças podem ser sutis e os resultados, incertos.

Felizmente, existem algumas formas de melhorar as chances com essa decisão.

No post de hoje, vamos falar sobre algumas formas de escolher um serviço de limpeza profissional para sua empresa.


O que é importante na hora de escolher um serviço de limpeza profissional?

Qualidade e preço

Logo de início, podemos te dizer que qualidade é mais importante do que preços.

Isso porque, assim como em qualquer outro tipo de produto ou serviço, quando os preços são demasiadamente baixos, a qualidade tende a acompanhar essa mesma tendência.

Tratando-se do serviço de limpeza profissional para empresas, a qualidade está muito acima no nível de importância do que os preços baixos.

Dessa forma, desconfie de preços muito fora da faixa do mercado. Eles sempre vêm acompanhados de peculiaridades que talvez sejam desvantajosas.

Prefira sempre as prestadoras que oferecem a melhor qualidade.


Especialização técnica

Dependendo do ramo de atuação da sua empresa, você precisará garantir que a equipe de limpeza tenha especialização técnica.

Por exemplo, hospitais precisam de cuidados especiais relacionados à infectologia. É necessário que a equipe contratada saiba exatamente como lidar com esse tipo de situação.

Para contratar o melhor serviço de limpeza profissional, avalie as necessidades da sua empresa e o que a prestadora pode oferecer.

Nem todas as empresas terão as mesmas especificidades e, portanto, nem todas terão a mesma opinião sobre o mesmo prestador de serviços.

Agora, se a sua empresa não possui necessidades técnicas, pule para o próximo tópico.


Contrato

Outro detalhe importante para escolher um serviço de limpeza profissional é prestar atenção ao contrato.

Devem ser analisados fatores como prazos, condições, disposições gerais, responsabilidade do contratante, responsabilidade da contratada, entre outras.

Um dos melhores exemplos é o equívoco de que o contratante não tem qualquer responsabilidade sobre os funcionários terceirizados.

Na verdade, a responsabilidade legal existe, mesmo que isso não inclua o salário ou os benefícios dos trabalhadores.

Antes de assinar, você deve entender se as responsabilidades deixadas a seu encargo estão dentro do aceitável.

Não é bom, por exemplo, que o contrato afirme que é seu dever gerenciar as férias dos funcionários. Essa é uma função da terceirizada.


Gestão da prestadora

Antes de escolher um serviço de limpeza profissional, preste atenção na gestão que a prestadora exerce com a equipe de funcionários.

Uma empresa com alta rotatividade, muitos processos judiciais ou baixo nível de satisfação dos funcionários indica uma má gestão.

Tenha em mente que um único funcionário descontente é capaz de colocar em risco toda a operação.

Além disso, problemas costumam surgir com mais frequência em empresas que não cuidam muito bem de seus funcionários.

Avalie as capacidades de gestão da empresa antes de fechar negócio.


Opiniões de outros clientes

Certamente você conseguirá encontrar outras empresas que contrataram o serviço de limpeza profissional da prestadora em questão.

Uma das melhores formas de avaliar a qualidade do serviço é pedindo opiniões a essas empresas, especialmente se forem do mesmo ramo que o seu.

Peça para que os gestores com quem você conversar descrevam a experiência com a prestadora, indo desde o momento do contrato até o dia a dia.

Faça perguntas sobre suas principais dúvidas (deixando de fora a questão dos valores, é claro).

Você também consegue encontrar opiniões nas mídias sociais e no Google Maps.


Solidez

Toda boa empresa consegue solidez no mercado. Isso é, consegue atuar durante longo tempo sem grandes reviravoltas, polêmicas ou problemas drásticos.

A solidez indica que uma marca já está atuando há certo tempo e conseguiu o sucesso através do trabalho.

Infelizmente, esse é um fator mais subjetivo, mas que ainda pode ser observado, por exemplo, no tempo de mercado que a empresa tem.

Outra forma de avaliar a solidez é conversando com os clientes, verificando reclamações e analisando o portfólio da empresa.

Seja como for, antes de contratar um serviço de limpeza, lembre-se que as melhores empresas são as mais consistentes.


Gostou das dicas? Aproveite para conhecer o serviço de limpeza e conservação da Makiyama!

Se este texto foi útil para você, compartilhe!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page