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Problemas comuns na contratação de limpeza terceirizada

Veja quais são os problemas mais comuns na contratação de equipes de limpeza terceirizada e saiba como resolvê-los.


Está com receio de terceirizar? Então este post é para você! Aqui, vamos discutir os problemas mais comuns que podem acontecer na terceirização de equipes de limpeza.


O intuito é que você esteja mais preparado para escolher a empresa mais adequada, além de saber o que fazer caso ocorram problemas.


Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!



6 Problemas na contratação de equipes terceirizadas e como resolvê-los


1 - Empresas mal preparadas

Algumas empresas que oferecem serviços terceirizados simplesmente não estão preparadas para atuar no mercado.


E, mesmo assim, atuam. Essas empresas geralmente são as que não oferecem treinamento e capacitação adequada aos colaboradores.


O resultado disso é um serviço de baixa qualidade, que deixa a desejar, isso quando não causa danos aos ambientes da contratante.


A melhor coisa que você pode fazer para evitar esse problema é pedir ao representante da terceirizada as qualificações dos profissionais.


Pergunte o que a empresa faz para manter os colaboradores atualizados com as melhores práticas de limpeza.


Baseando-se na resposta, você terá uma boa noção de qual decisão tomar.



2 - Indisponibilidade para solução de problemas

Quando você contrata uma empresa terceirizada, os colaboradores respondem à liderança dela, e não à sua.


Obviamente, é você quem dá as ordens operacionais, mas qualquer assunto administrativo deve ser levado à contratada.


Em alguns casos, a empresa se faz indisponível, dificulta a comunicação ou simplesmente deixa os gestores esperando infinitamente por uma resposta.


Esse comportamento evasivo é indício de falta de competência e de boa índole da empresa.


Para evitar, procure uma empresa séria e disponível, se possível 24h.


As formas de contato com a empresa também devem ser ágeis e permitirem uma resposta rápida.



3 - Alta rotatividade

Um dos problemas comuns na contratação de limpeza terceirizada é a alta rotatividade de funcionários.


Muitas vezes, isso acontece devido a condições de trabalho inadequadas proporcionadas pela própria terceirizada.


Seja por um salário abaixo da categoria, falta de benefícios ou atraso no pagamento, ou ainda por um excesso de autoritarismo, falta de equipamentos adequados e de uniformes.


A melhor forma de evitar que você tenha um funcionário novo a cada semana em sua empresa é verificando o que a terceirizada oferece aos colaboradores.


Certifique-se de que ela é uma boa empresa para se trabalhar.



4 - Falta de registro

Esse é um problema mais grave, mas que também pode acontecer.


Algumas empresas simplesmente não registram seus colaboradores no regime CLT, dizendo que farão isso depois de um determinado período.


Essas empresas estão sendo negligentes e tentando operar fora das leis trabalhistas.

Elas podem, inclusive, serem autuadas pelo Ministério do Trabalho, caso ocorra uma denúncia.


Para evitar esse problema comum na contratação de limpeza terceirizada, verifique a documentação da contratada.


Pesquise pelo seu CNPJ e veja se há algum processo trabalhista. Além disso, peça para ver a garantia de que os colaboradores estão devidamente registrados, uma vez que forem contratados.



5 - Falta de segurança

Trabalhar com limpeza é uma tarefa que requer diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


Além do próprio uniforme de trabalho, os colaboradores devem usar luvas, botas, avental, óculos de proteção, máscara e protetores auriculares, de acordo com as necessidades da tarefa e do ambiente.


Se a empresa contratada não fornecer esses equipamentos, você terá um problema.

Para evitar isso, certifique-se de deixar bem claro seu posicionamento na entrevista de contratação.


Pergunte ao representante se os equipamentos de proteção serão providenciados pela empresa.


Não deve haver nenhum custo adicional para a contratante, nem para os colaboradores.



6 - Mal entendidos

Por fim, o último dos problemas comuns na contratação de limpeza terceirizada é um mal entendido entre as partes.


Às vezes, a contratante solicita algo que a contratada se nega a fazer, dizendo que isso não estava em contrato.


Para evitar tais problemas, certifique-se de ler atentamente o contrato no momento da contratação.


Questione cláusulas que não estiverem claras, e questione também as que não estiverem presentes no contrato.


Lembre-se de questões importantes como registro CLT e fornecimento de EPIs.


Se tudo estiver esclarecido, nenhuma das partes terá problemas na relação de trabalho.



Se você está procurando uma empresa de limpeza terceirizada em Joinville, conheça os serviços de limpeza e conservação da Makiyama!


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