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Cronograma de limpeza hospitalar: como elaborar?

Manter qualquer tipo de ambiente limpo e organizado é importante, mas quando se trata de um espaço dedicado à saúde, isso se intensifica! Nesse sentido, um cronograma de limpeza hospitalar é imprescindível.


Mais do que organizar e higienizar esses locais, é necessário desinfetá-los através de técnicas, produtos e periodicidade corretos.


Se você quer saber como elaborar um cronograma eficiente que direcione adequadamente esse processo, continue a leitura deste post até o final.


O que é um cronograma de limpeza hospitalar?

Um cronograma de limpeza hospitalar é um planejamento que determina quais ambientes serão higienizados e quando isso acontecerá. O documento contempla cada etapa de cada atividade e a frequência de todas elas.


Por meio do cronograma é possível identificar facilmente os níveis de prioridade das tarefas e evitar que determinadas áreas acabem sendo esquecidas no dia a dia. Ou seja, é uma forma de ter controle e clareza sobre clínicas e hospitais.


Além disso, a ferramenta permite que a equipe de limpeza tenha autonomia e conheça os passos que devem ser dados no cotidiano, otimizando a dinâmica e garantindo a segurança de pacientes, profissionais e visitantes.


Quais as vantagens de seguir um cronograma de limpeza?

Se bem elaborado, um cronograma de limpeza hospitalar tem o potencial de economizar materiais, poupar tempo e, o mais importante, prevenir contra contaminações.


Porém, existem outras inúmeras vantagens e dentre elas podemos citar:

  • Evitar o acúmulo de resíduos;

  • Facilitar o trabalho de todos os profissionais;

  • Evitar a impregnação de sujeira;

  • Manter os espaços limpos por mais tempo;

  • Otimizar o uso de produtos de limpeza;

  • Criar padrões e critérios de limpeza.

Por que o cronograma de limpeza hospitalar é importante?

Diante de todas as vantagens proporcionadas pelo cronograma de limpeza hospitalar, sua relevância se torna bastante evidente.


Afinal, se a limpeza doméstica já é um assunto que deve ser tratado com seriedade, imagine quando estamos falando sobre espaços contaminados, com presença de bactérias e dedicados ao tratamento de doenças.


Por isso, o cronograma é um instrumento primordial na hora de estabelecer normas e critérios de higienização.


Exigido pela Vigilância Sanitária (VISA), o documento conta com um conjunto de medidas capaz de eliminar ou reduzir os riscos à saúde, como infecções e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, por exemplo.


De tal modo, é essencial, para o correto desenvolvimento do cronograma, que sejam conhecidos todos os tipos de limpeza hospitalar (como a terminal e a concorrente).


Qual o procedimento de limpeza para áreas hospitalares?

A fim de reforçar a importância da sistematização, por meio de um cronograma, na hora de limpar ambientes hospitalares, listamos algumas das inúmeras atividades desempenhadas nesse contexto.


Confira:

  • Reunir o material que será usado no carrinho de limpeza e deixá-lo do lado da porta de entrada do ambiente, sempre do lado de fora;

  • Realizar a desinfecção/descontaminação de matéria orgânica com produtos específicos;

  • Trocar as luvas para execução das demais etapas;

  • Retirar o lixo do local e lavar as lixeiras;

  • Repor os sacos de lixo;

  • Iniciar a limpeza pelo mobiliário, utilizando solução apropriada para a remoção de microorganismos;

  • Limpar portas, visores, maçanetas e janelas;

  • Passar pelo menos dois panos úmidos no piso;

  • Lavar o banheiro iniciando pela pia, passando para o vaso sanitário e chegando, enfim, ao piso e ralos. Não esquecer do porta papel higiênico, porta toalha, espelho e válvula de descarga;

  • Repor os produtos de higiene pessoal (sabonete, papel higiênico, etc.);

  • Trocar as soluções dos baldes sempre que necessário.

Como elaborar um cronograma de limpeza hospitalar?

Agora que você entendeu o que é um cronograma de limpeza hospitalar e a sua importância, chegou o momento de aprender a desenvolvê-lo.


Com base em 4 passos é possível começar a elaborar o documento:


1º. Liste as tarefas

O primeiro passo para desenvolver qualquer tipo de cronograma é listar tudo o que deve ser feito. Por isso, use um papel ou uma planilha no computador para anotar todas as tarefas de limpeza que devem ser executadas.


Em seguida, estabeleça a ordem de prioridade de cada uma delas.


2º. Defina a frequência

Feito isso, defina em quais dias as atividades serão realizadas, tendo como base os níveis de prioridade que foram estabelecidos para elas.


Embora seja válido usar o bom senso, existem documentos oficiais, como o Manual de Higiene, Limpeza, Desinfecção e Esterilização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que auxiliam nessa missão.


3º. Confira os produtos e utensílios de limpeza

Na sequência, depois de visualizar tudo o que precisa ser feito e seus respectivos dias e horários, é fundamental saber se os produtos e utensílios exigidos na limpeza e higienização estão disponíveis.


Sendo assim, certifique-se de que sua equipe tem tudo o que precisa para desenvolver um bom trabalho.


Alguns itens indispensáveis são:

  • Panos de chão;

  • Vassouras;

  • Aspirador de pó;

  • Baldes;

  • Sabão;

  • Escovas e esponjas;

  • Desinfetantes;

  • Álcool 70%;

  • Produtos específicos;

  • Desinfetantes;

  • Rodo.

4º. Adote uma rotina

Por fim, comece a testar o cronograma na prática. Analise se a rotina criada está coerente e fluida.


Procure fazer essa checagem com bastante cuidado e atenção, levando em consideração os critérios de higienização para áreas hospitalares.


Caso identifique inconsistências ou melhorias no processo, a atualização do documento deve ser feita de forma planejada.


Garanta a boa aplicação do cronograma

Criar um cronograma consistente é elementar para qualquer tipo de atividade, seja uma limpeza diária, semanal ou mensal de qualquer ambiente. Além disso, toda atividade deve ser realizada com técnica e estratégia.


Entretanto, locais onde existem maiores riscos de contaminação, devem receber o dobro de atenção e cuidados.


De tal modo, elaborar um bom cronograma não é o suficiente para garantir que os serviços de higienização e desinfecção sejam bem executados. É fundamental também, que a equipe de limpeza seja qualificada e treinada.


Caso contrário, todo estudo será perdido devido à falta de preparo dos colaboradores envolvidos.


Portanto, conte com uma empresa especializada no assunto e evite ter que lidar com esse tipo de problema. Contrate quem tem experiência na área e conhece exatamente cada etapa do processo.



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