Manter qualquer tipo de ambiente limpo e organizado é importante, mas quando se trata de um espaço dedicado à saúde, isso se intensifica! Nesse sentido, um cronograma de limpeza hospitalar é imprescindível.
Mais do que organizar e higienizar esses locais, é necessário desinfetá-los através de técnicas, produtos e periodicidade corretos.
Se você quer saber como elaborar um cronograma eficiente que direcione adequadamente esse processo, continue a leitura deste post até o final.
O que é um cronograma de limpeza hospitalar?
Um cronograma de limpeza hospitalar é um planejamento que determina quais ambientes serão higienizados e quando isso acontecerá. O documento contempla cada etapa de cada atividade e a frequência de todas elas.
Por meio do cronograma é possível identificar facilmente os níveis de prioridade das tarefas e evitar que determinadas áreas acabem sendo esquecidas no dia a dia. Ou seja, é uma forma de ter controle e clareza sobre clínicas e hospitais.
Além disso, a ferramenta permite que a equipe de limpeza tenha autonomia e conheça os passos que devem ser dados no cotidiano, otimizando a dinâmica e garantindo a segurança de pacientes, profissionais e visitantes.
Quais as vantagens de seguir um cronograma de limpeza?
Se bem elaborado, um cronograma de limpeza hospitalar tem o potencial de economizar materiais, poupar tempo e, o mais importante, prevenir contra contaminações.
Porém, existem outras inúmeras vantagens e dentre elas podemos citar:
Evitar o acúmulo de resíduos;
Facilitar o trabalho de todos os profissionais;
Evitar a impregnação de sujeira;
Manter os espaços limpos por mais tempo;
Otimizar o uso de produtos de limpeza;
Criar padrões e critérios de limpeza.
Por que o cronograma de limpeza hospitalar é importante?
Diante de todas as vantagens proporcionadas pelo cronograma de limpeza hospitalar, sua relevância se torna bastante evidente.
Afinal, se a limpeza doméstica já é um assunto que deve ser tratado com seriedade, imagine quando estamos falando sobre espaços contaminados, com presença de bactérias e dedicados ao tratamento de doenças.
Por isso, o cronograma é um instrumento primordial na hora de estabelecer normas e critérios de higienização.
Exigido pela Vigilância Sanitária (VISA), o documento conta com um conjunto de medidas capaz de eliminar ou reduzir os riscos à saúde, como infecções e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, por exemplo.
De tal modo, é essencial, para o correto desenvolvimento do cronograma, que sejam conhecidos todos os tipos de limpeza hospitalar (como a terminal e a concorrente).
Qual o procedimento de limpeza para áreas hospitalares?
A fim de reforçar a importância da sistematização, por meio de um cronograma, na hora de limpar ambientes hospitalares, listamos algumas das inúmeras atividades desempenhadas nesse contexto.
Confira:
Reunir o material que será usado no carrinho de limpeza e deixá-lo do lado da porta de entrada do ambiente, sempre do lado de fora;
Realizar a desinfecção/descontaminação de matéria orgânica com produtos específicos;
Trocar as luvas para execução das demais etapas;
Retirar o lixo do local e lavar as lixeiras;
Repor os sacos de lixo;
Iniciar a limpeza pelo mobiliário, utilizando solução apropriada para a remoção de microorganismos;
Limpar portas, visores, maçanetas e janelas;
Passar pelo menos dois panos úmidos no piso;
Lavar o banheiro iniciando pela pia, passando para o vaso sanitário e chegando, enfim, ao piso e ralos. Não esquecer do porta papel higiênico, porta toalha, espelho e válvula de descarga;
Repor os produtos de higiene pessoal (sabonete, papel higiênico, etc.);
Trocar as soluções dos baldes sempre que necessário.
Como elaborar um cronograma de limpeza hospitalar?
Agora que você entendeu o que é um cronograma de limpeza hospitalar e a sua importância, chegou o momento de aprender a desenvolvê-lo.
Com base em 4 passos é possível começar a elaborar o documento:
1º. Liste as tarefas
O primeiro passo para desenvolver qualquer tipo de cronograma é listar tudo o que deve ser feito. Por isso, use um papel ou uma planilha no computador para anotar todas as tarefas de limpeza que devem ser executadas.
Em seguida, estabeleça a ordem de prioridade de cada uma delas.
2º. Defina a frequência
Feito isso, defina em quais dias as atividades serão realizadas, tendo como base os níveis de prioridade que foram estabelecidos para elas.
Embora seja válido usar o bom senso, existem documentos oficiais, como o Manual de Higiene, Limpeza, Desinfecção e Esterilização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que auxiliam nessa missão.
3º. Confira os produtos e utensílios de limpeza
Na sequência, depois de visualizar tudo o que precisa ser feito e seus respectivos dias e horários, é fundamental saber se os produtos e utensílios exigidos na limpeza e higienização estão disponíveis.
Sendo assim, certifique-se de que sua equipe tem tudo o que precisa para desenvolver um bom trabalho.
Alguns itens indispensáveis são:
Panos de chão;
Vassouras;
Aspirador de pó;
Baldes;
Sabão;
Escovas e esponjas;
Desinfetantes;
Álcool 70%;
Produtos específicos;
Desinfetantes;
Rodo.
4º. Adote uma rotina
Por fim, comece a testar o cronograma na prática. Analise se a rotina criada está coerente e fluida.
Procure fazer essa checagem com bastante cuidado e atenção, levando em consideração os critérios de higienização para áreas hospitalares.
Caso identifique inconsistências ou melhorias no processo, a atualização do documento deve ser feita de forma planejada.
Garanta a boa aplicação do cronograma
Criar um cronograma consistente é elementar para qualquer tipo de atividade, seja uma limpeza diária, semanal ou mensal de qualquer ambiente. Além disso, toda atividade deve ser realizada com técnica e estratégia.
Entretanto, locais onde existem maiores riscos de contaminação, devem receber o dobro de atenção e cuidados.
De tal modo, elaborar um bom cronograma não é o suficiente para garantir que os serviços de higienização e desinfecção sejam bem executados. É fundamental também, que a equipe de limpeza seja qualificada e treinada.
Caso contrário, todo estudo será perdido devido à falta de preparo dos colaboradores envolvidos.
Portanto, conte com uma empresa especializada no assunto e evite ter que lidar com esse tipo de problema. Contrate quem tem experiência na área e conhece exatamente cada etapa do processo.
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