Será que a limpeza de pisos pode ser feita sempre do mesmo jeito, com os mesmos produtos, independentemente de qual seja o material? Você sabe, por exemplo, como limpar porcelanato polido?
Considerado um dos acabamentos preferidos do público, o revestimento tem como uma de suas maiores características, o brilho. Por isso, quando fica sujo, fosco e embaçado, perde muito do seu encanto.
Porém, limpar o material como se estivesse limpando uma superfície de cimento queimado ou cerâmica, será que dá certo?
Obviamente, não!
Afinal, o piso de porcelanato exige cuidados específicos para que não seja danificado.
E para saber como limpá-lo do jeito certo, é bem simples, basta conferir este conteúdo na íntegra!
Qual o passo a passo para limpar porcelanato polido?
Aprender como limpar porcelanato polido é uma tarefa que merece atenção, pois está diretamente ligada à durabilidade do material. A boa notícia é que a base desse processo se resume à solução de água e detergente neutro.
Veja a seguir do que você vai precisar para realizar a limpeza:
Esponja macia;
Balde;
Vassoura de cerdas macias;
Panos de microfibra;
Água morna;
Detergente neutro.
Com todos os itens separados, basta seguir o passo a passo:
1. Abra espaço
Sem os devidos cuidados, o porcelanato polido pode ser riscado facilmente. Por isso, antes de fazer a limpeza, carregue cadeiras e mesas em vez de arrastá-las para abrir caminho e ter mais espaço.
Uma boa ideia é colocar panos macios nos pés dos móveis, pois assim eles podem ser arrastados sem arranhar o piso.
2. Comece varrendo
Feito isso, retire o excesso de poeira e as sujeiras mais grosseiras com uma vassoura de cerdas macias. Caso prefira, também pode fazer uso do aspirador de pó.
No entanto, certifique-se de que todos os cantos dos cômodos foram devidamente limpos e não há mais acúmulo de pó. Não pule esta etapa, caso contrário, as partículas de poeira podem riscar o piso quando você começar a esfregá-lo.
3. Arregace as mangas
Agora sim, a limpeza começa de verdade!
Em um balde com cerca de um litro de água morna, dilua duas colheres de sopa de detergente neutro e misture bem. Nunca jogue o sabão neutro direto no porcelanato, sem diluir.
Umedeça a esponja na solução e comece a esfregar o piso com movimentos circulares e usando a parte menos abrasiva. Tome o cuidado de não fazer isso em uma grande área, considere no máximo dois metros quadrados.
Qualquer produto de limpeza que descanse por muito tempo sobre o porcelanato pode secar e causar manchas.
5. Remova o sabão
Depois de esfregar, use o pano de microfibra molhado com água limpa para remover todo sabão. Faça isso algumas vezes, até perceber que não há mais espuma sobre o porcelanato.
6. Finalize secando
Por fim, passe um pano de microfibra totalmente seco sobre a área para devolver o brilho à superfície.
Lembre-se de não tentar limpar o porcelanato todo em uma única vez. Vá esfregando, enxaguando e secando pequenas áreas. Caso contrário, a chance da limpeza ser mal sucedida é muito grande!
Outros produtos caseiros funcionam para limpar o piso?
Uma dúvida que muita gente tem quando pensa na limpeza do porcelanato é se receitas caseiras realmente têm efeito ou apenas servem para estragar o material.
De antemão, portanto, já alertamos para os riscos que você pode correr se resolver aplicar tudo o que se diz por aí. Por exemplo, um produto muito utilizado por muita gente é o cloro ativo ou a água sanitária.
As substâncias são extremamente agressivas e não devem ser utilizadas.
Entretanto, outros compostos caseiros são realmente bastante eficazes na hora de limpar o porcelanato e não oferecem nenhum risco à integridade do material.
Nesse sentido, o vinagre é uma excelente opção que você pode usar com segurança.
Acompanhe um passo a passo semelhante ao anterior, mas dessa vez usando o elemento caseiro.
1. Sempre comece varrendo
Novamente, remova todo excesso de poeira da superfície para não correr o risco de arranhar o porcelanato quando for esfregá-lo. Faça isso com uma vassoura macia, pois suas cerdas podem danificar o piso se forem duras.
2. Faça sua mistura
Aqui, use duas partes de água para uma de vinagre. Não tente mudar essa proporção para obter um resultado melhor, pois o efeito pode ser justamente o contrário.
Em seguida, molhe o pano de microfibra na solução e esfregue o piso com as mãos ou com um rodo. Mais uma vez reforçamos: não faça isso no porcelanato inteiro, limpe áreas menores pois o produto seco pode danificar a superfície.
3. Seque para dar brilho
Bem como no passo a passo anterior, seque o piso com o pano de microfibra depois de enxaguar até que não tenha mais sabão.
Tenha sempre em mente que o porcelanato é um material absolutamente escorregadio. Logo, tenha muito cuidado e não deixe a superfície molhada, pois graves acidentes podem acabar acontecendo.
O vinagre é uma substância natural, antibactericida e não oferece nenhum tipo de perigo a animais de estimação ou crianças. Ou seja, ótimos motivos para investir nessa solução.
Como limpar diferentes tipos de manchas?
Bom, agora você já sabe como limpar porcelanato polido no dia a dia. Mas e se acontecer uma tragédia e cair, por exemplo, uma taça de vinho ou uma xícara de café sobre o piso branco?
Como proceder para evitar que a mancha se torne permanente?
O primeiro passo é não se desesperar, porém, agir rapidamente. Faça o possível para não deixar o líquido secar.
Caso só veja a sujeira quando já estiver seca, será mais difícil removê-la de porcelanatos polidos, mas ainda assim pode dar super certo, então vale a pena tentar!
Passo a passo
Imediatamente, coloque uma toalha de papel ou um pano sobre o líquido para absorver o excesso;
Esquente um pouco de água (cerca de um litro) no microondas, por apenas 10 segundos, adicione uma colher de chá de bicarbonato e misture bem;
Molhe uma esponja macia na solução e esfregue a mancha;
Deixe a substância agir por 1 minuto e enxágue com água limpa;
Seque completamente a área com um pano de microfibra.
Em casos onde a mancha é formada por algum elemento gorduroso, você pode acrescentar um pouco de detergente neutro à mistura.
Porém, não deixe agir por muito tempo depois de esfregar o porcelanato, pois o sabão também pode manchar o piso.
Para terminar, lembre-se que porcelanatos são materiais bastante delicados e, por isso, merecem atenção especial na hora da manutenção. Uma boa alternativa é contar com um serviço de limpeza profissional de tempos em tempos.
Os produtos e equipamentos são destinados, especificamente, a esse tipo de atividade e capazes de oferecer um resultado mais satisfatório. Além, é claro, da equipe ser treinada e experiente!
Gostou das dicas e quer saber mais sobre higienização de ambientes? Então, leia também:
Kommentare