top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Como limpar o escritório com rapidez e praticidade?

Ninguém gosta de perder muito tempo na limpeza, certo? Por isso, você precisa ver nossas dicas de hoje para limpar o escritório com mais praticidade.


Manter o ambiente limpo e organizado é mais fácil do que você pensa. A rotina de limpeza de um escritório deve ser feita semanalmente, prestando atenção aos pequenos detalhes.


Manter a limpeza no dia a dia é fundamental para o bem-estar dos colaboradores.

Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar algumas dicas para manter o ambiente de trabalho sempre limpo.



Como limpar o escritório de forma fácil e rápida?


1 - Evite a bagunça

Primeiro, é necessário deixar claro que, quanto mais bagunçado for o seu escritório, mais difícil será a limpeza do mesmo.


Se a sua estação de trabalho é abarrotada de objetos, documentos e equipamentos, a nossa primeira dica é arranjar um lugar mais adequado para tudo isso.


Comece a guardar as coisas em gavetas, prateleiras e armários. Certamente, você não precisa de tudo o tempo todo.


Inclusive, você pode até se surpreender ao perceber que não usa algo que está em cima da sua mesa há dias. Então, organize-se!



2 - Divida a limpeza em partes

Uma boa dica para limpar o escritório é dividir o ambiente em partes menores. Ele deve ser limpo aos poucos para que o serviço não pareça ser infinito.


Por exemplo: divida o escritório em dois, sendo uma parte frontal e uma parte dos fundos. Ou, se ele tiver dois andares, comece pelo andar de cima e termine no de baixo.


Além disso, o ideal é dividir por salas, caso haja mais do que uma. Assim, você verá o progresso da limpeza e saberá exatamente onde já passou e onde ainda falta passar.



3 - Use os utensílios mais práticos

Se você está tentando limpar seu escritório com vassoura, rodo e pano de chão, pare agora mesmo!


Se a sua intenção é ganhar agilidade e praticidade, você precisa utilizar os equipamentos corretos para isso.


Primeiro, use um espanador para remover o pó dos móveis e equipamentos. Em seguida, utilize um aspirador de pó para remover o pó do chão.


Por fim, use um mop para esfregar o chão com uma solução de detergente neutro em água, ou com seu desinfetante favorito.


Esses utensílios vão facilitar muito a sua rotina de limpeza e agilizar o trabalho.



4 - Elimine a poeira diariamente

Todos os dias, ao chegar no escritório, você pode remover a poeira dos móveis, computadores, impressoras e equipamentos sem esforço.


Basta usar um espanador para isso. Dessa forma, todos ficam mais limpos ao longo da semana, de forma que precisarão de pouca manutenção no dia da limpeza.


Você levará no máximo dez minutos para passar o espanador em todo o seu escritório (a menos que ele seja um verdadeiro império. Nesse caso, chame mais pessoas para te ajudar).


Só o fato de manter móveis e equipamentos livres de poeira já deixa o ambiente com outra cara.



5 - Evite correr riscos

Algumas práticas perigosas devem ser evitadas por diversos motivos.


Por exemplo, tomar café enquanto trabalha, deixando o copo descartável logo ao lado do teclado, é uma receita para o desastre.


Além de danificar o equipamento com o líquido caso a pessoa o derrube sobre o teclado, o trabalho para limpar essa estação será o triplo do normal.


Oriente os colaboradores a evitar comer ou beber qualquer coisa durante o trabalho. No caso de água, devem ser utilizadas garrafinhas ou squeezes de academia.


Maquiagem, esmaltes, produtos capilares, óleos de barba, hidratantes e quaisquer tipos de cosméticos também podem causar sujeiras de difícil remoção.



6 - Verifique ar condicionado, tubulações e ventiladores

Isso acontece muito em prédios de grande porte ou em empresas que possuem ar condicionado.


Normalmente, esses equipamentos possuem uma vida útil limpa, após a qual é necessário realizar a manutenção para remover a sujeira que se aloja dentro deles.


No caso do ar condicionado, a sujeira pode fazer com que o cheiro forte se espalhe pelo ambiente, o que também pode espalhar poeira e causar alergias.


O mesmo vale para ventiladores, que precisam ser limpos de tempos em tempos.


Já para as tubulações de ar, a administração do prédio deve ser acionada para verificar a necessidade de manutenção.



7 - Crie um cronograma semanal

Você não precisa realizar a limpeza completa sempre no mesmo dia. Na verdade, é até melhor que ela seja dividida entre vários dias da semana.


Assim, você consegue montar um cronograma com as melhores práticas para manter tudo em ordem e funcionando.


Se a cada dia da semana você fizer uma limpeza básica e mais um item da lista que é mais complexo, manterá tudo limpo e organizado.


Por exemplo, na segunda-feira pode limpar as paredes da recepção, na terça, os ventiladores e, nas quartas, as janelas.



8 - Conte com ajuda profissional

Sem dúvidas o serviço de limpeza terceirizada ainda é a melhor opção para limpar o escritório sem precisar se preocupar com mais nada.


Afinal, os profissionais são treinados e qualificados para efetuar esse tipo de limpeza.


Além disso, você não precisa parar o seu trabalho para cuidar dessa tarefa. Sua equipe continua trabalhando enquanto a equipe de limpeza cuida do seu escritório por você.



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page