• Makiyama Serviços

Como fazer a limpeza de supermercados de forma profissional?

Entenda como fazer a limpeza de supermercados de forma organizada e sem deixar nenhum detalhe de fora.


Você já parou para pensar que a higienização é um fator determinante para o sucesso de um estabelecimento? Por isso, hoje queremos compartilhar algumas dicas que farão toda diferença na hora da limpeza de supermercados.


Obviamente, qualquer cliente busca por bons preços, variedade de produtos e um atendimento de excelência. Entretanto, a higiene do ambiente e a forma como os itens são armazenados também estão, mais do que nunca, no radar do público.


Após a pandemia, os cuidados com higiene e limpeza ficaram ainda mais importantes e devem estar no topo da sua lista de prioridades.


No post de hoje, você verá:

  1. 4 Dicas que facilitam a limpeza de supermercados

  2. Quais são os detalhes frequentemente esquecidos?

  3. Com qual periodicidade a limpeza deve ser realizada?

  4. Como seguir à risca as normas da Anvisa?

  5. Por que é importante manter uma rotina de limpeza?

Assim sendo, continue por aqui e confira como não deixar nenhum detalhe passar batido quando for limpar seu comércio!



4 Dicas que facilitam a limpeza de supermercados


Talvez passe pela sua cabeça o seguinte pensamento: “ah, claro que a limpeza é feita todos os dias e nem tem mistério na hora de limpar!”.


Entretanto, provavelmente você não saiba, mas nem todo empreendimento possui mão de obra suficiente e/ou qualificada para desempenhar a limpeza com a frequência que precisa e da forma adequada.


Pois é, manter o local sempre limpo e organizado pode não ser tão simples quanto imaginamos. Principalmente em tempos de Coronavírus, quando tudo precisa ser higienizado dez vezes mais.


Porém, não se preocupe!


Separamos 4 dicas que tornam a limpeza de supermercados mais eficiente e intuitiva. Assim, o negócio é capaz de transmitir credibilidade e atender de forma satisfatória sua clientela.


Confira a seguir!


1. Não descuide dos cestos e carrinhos

Os itens são de uso comum e, normalmente, são os primeiros lugares onde os clientes colocam a mão. Sendo assim, é necessário que a higienização seja constante para evitar que bactérias e vírus (como a Covid) se propaguem.


Mantenha também uma solução de hipoclorito de sódio ou álcool em gel perto dos locais onde cestinhas e carrinhos são colocados, a fim de permitir que os próprios clientes os higienizem antes do uso.


2. Atenção redobrada aos perecíveis

O setor de perecíveis deve contar com o dobro de atenção. Afinal, alimentos estragados podem causar mau cheiro, atrair animais, contaminar clientes e, ainda, gerar multas ao comércio.


Por isso, fique atento à forma de armazenamento, integridade das embalagens, data de validade e à limpeza dos vidros e do freezer.


3. Foco nos cuidados com o piso

É imprescindível que o piso de um supermercado seja polido, pois o aspecto brilhante remete à dedicação e limpeza profissional.


Além disso, o chão deve ser limpo diversas vezes durante o dia. Isso porque, o entra e sai constante de clientes e fornecedores espalha a sujeira com extrema facilidade.


4. Não se esqueça dos ambientes externos

Muitas vezes, um estacionamento bagunçado, cheio de caixas espalhadas e portas de vidro cheias de digitais, por exemplo, são suficientes para espantar o cliente. Até porque, esse é o primeiro contato que ele tem com o supermercado.


De tal modo, é indispensável que a primeira impressão seja positiva. Para tanto, a limpeza das áreas externas não pode ser negligenciada!


Quais são os detalhes frequentemente esquecidos?


Embora alguns pontos referentes à limpeza de supermercados possam parecer um tanto quanto óbvios, outros acabam sendo deixados de lado.


Dessa forma, é fundamental que o processo de higienização comece no estoque e se estenda até as prateleiras do galpão.


Para que isso seja possível, fique de olho nessas dicas bônus:

  1. Tampe frestas de portas, janelas e paredes que possam dar passagem a insetos e outros animais;

  2. Afaste as gôndolas do chão e mantenha certa distância entre elas;

  3. Certifique-se de que os banheiros são limpos todos os dias;

  4. Afaste os produtos das paredes;

  5. Elabore um checklist e um cronograma de limpeza.


Com qual periodicidade a limpeza deve ser realizada?


Resumidamente, podemos estabelecer a seguinte periodicidade para a limpeza de supermercados:

  • Setor de perecíveis: de 3 a 5 vezes ao dia;

  • Bancadas e gôndolas: 1 vez ao dia, passando por todos os corredores;

  • Carrinhos e cestos: no mínimo a cada 3 dias, verificando a necessidade de manutenção;

  • Área externa: os vidros devem ser limpos uma vez ao dia, pelo menos; o estacionamento, no mínimo, duas vezes;

  • Piso: uma limpeza leve, com vassoura, deve ser feita algumas vezes no dia. Porém, o polimento deve ser semanal.


Como seguir à risca as normas da Anvisa?


De acordo com as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a limpeza de supermercados não deve ser feita do mesmo jeito que fazemos uma faxina em casa.


Afinal de contas, segundo a Resolução RDC 216, existem algumas restrições que devem ser respeitadas:

  • Odorizantes ou desodorantes não são permitidos em locais onde há preparação ou armazenamento de alimentos;

  • Apenas devem ser usados produtos de limpeza recomendados pelo Ministério da Saúde;

  • Não permitir que substâncias químicas ou poeiras entrem em contato com os alimentos;

  • Garantir que não haja contaminação cruzada, reservando utensílios e equipamentos de limpeza específicos para cada ambiente;

  • Descartar corretamente os resíduos orgânicos e recicláveis, contribuindo com o meio ambiente conforme a legislação.


Por que é importante manter uma rotina de limpeza?


Como mencionamos no início deste conteúdo, dominar as técnicas da limpeza de supermercados é essencial para o sucesso do seu empreendimento. Através da higienização profissional do ambiente, sua marca ganha valor e reconhecimento.

Por isso, vale a pena deixar esse serviço nas mãos de quem entende do assunto!

Contratar uma empresa de limpeza, por exemplo, será um enorme diferencial. As equipes são treinadas, especializadas e têm conhecimento de sobra quanto às melhores práticas do setor.


Além disso, as empresas costumam disponibilizar equipamentos, utensílios e até produtos de limpeza para você.


Portanto, invista na qualidade e não desperdice energia.


Conheça nosso serviço de limpeza e conservação, conte com a nossa expertise e ofereça ao seu cliente a experiência que ele merece!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo