top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

6 dicas para conservação e cuidados em áreas verdes





















Hoje iremos dar dicas de Conservação de Áreas Verdes e Jardins. As áreas verdes, como jardins, hortas e parques, por exemplo, precisam ser cuidadas e conservadas para que mantenham seus benefícios e sua beleza. Confira abaixo seis dicas para conservação e cuidados em áreas verdes.


Como cuidar e conservar a natureza


Para que possam cumprir todas as suas funções e estarem sempre bonitas e viçosas, as áreas verdes precisam que:


1- Os galhos sejam podados com regularidade;

2- As árvores com risco de queda sejam extraídas e substituídas;

3- Haja poda especializada em levantar copas;

4- O gramado seja cortado;

5- As doenças e pragas sejam evitadas;

6- As espécies nativas sejam priorizadas.


Poda de galhos


É preciso definir os galhos que precisam ser podados, evitando fazer corte daqueles que formam o esqueleto da árvore. É importante podar as partes danificadas por tempestades ou outras causas, favorecendo o envio de nutrientes para os galhos saudáveis.


Também é necessário podar os galhos em excesso, favorecendo a circulação de ar e evitando o aparecimento de insetos e fungos. Molde a árvore, mas pode o mínimo necessário. Faça isso apenas uma vez por estação.


Extração e substituição de árvores


Imprescindível para conservação e cuidados em áreas verdes, a extração de árvores precisa acontecer quando há risco de quedas. Porém, para colaborar com o reflorestamento, recomendamos a substituição da vegetação.


A extração é recomendada quando pode danificar a rede elétrica, podendo causar problemas a pessoas, propriedades próximas e interrupção dos serviços públicos. Uma árvore que cai sobre um condutor de eletricidade pode causar incêndios e outros danos graves.


Contudo, sugerimos que a extração seja feita por uma equipe especializada, que trabalhará com responsabilidade e segurança.


Poda para levantamento de copa


Este tipo de poda também visa assegurar a vida e a estética das árvores. Além disso, esse tipo de conservação e cuidados em áreas verdes garante melhor capacidade de sombra, tornando o ambiente mais arejado.


Também recomendamos que a poda para levantamento de copa seja feita por uma equipe especializada, que fará o trabalho para o qual foi capacitada de forma rápida e segura.


Manutenção de gramados


Ambientes que possuem gramados devem ser mantidos com regularidade. Capinar áreas verdes faz com que elas fiquem bonitas e viçosas sempre, sem que haja crescimento excessivo.


Além disso, manter um gramado sempre capinado evita a proliferação de ervas daninhas e insetos. No frio, é preciso adubar e regar a grama para que ela se mantenha bonita. O ideal é deixar em oito centímetros de altura o gramado.


Como evitar doenças e pragas


As doenças e pragas atacam principalmente na primavera, quando as árvores estão mais férteis e há muita atividade na natureza. Se não houver conservação e cuidados em áreas verdes, pode haver desequilíbrio ecológico no ambiente.


O assunto é vasto, mas daremos duas dicas para você evitar pragas nas árvores. Se o seu problema for lagartas, remova-as manualmente com luvas de proteção e use arruda, um repelente natural.


Para evitar formigas nas áreas verdes, especialmente as cortadeiras, espalhe sementes de gergelim nos canteiros e no formigueiro. Para ataques maciços, a recomendação são iscas formicidas, vendidas em lojas de jardinagem.


Priorizar espécies nativas


Esta atitude é importante porque as espécies nativas trazem sustentabilidade ao jardim. Elas não necessitam de tantos nutrientes ou irrigação, pois estão adequadas àquele clima.

A perpetuação das espécies também acontece, inclusive mantendo ciclos ambientais (podendo fornecer alimento a animais).


Equipe especializada


A conservação de jardins e áreas verdes dá trabalho, mas é algo importante. Para que você possa somente desfrutar dos benefícios, contrate nossa empresa para essa manutenção. Nossa equipe é treinada e especializada, agindo com segurança e responsabilidade.


1.079 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page