top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

6 Dicas de limpeza para lojas que você não pode perder

Veja algumas dicas de limpeza para lojas que vão facilitar o seu dia a dia e organizar seus processos de limpeza.


Manter a loja limpa e organizada é fundamental não apenas para passar uma boa imagem aos clientes, mas também para a manutenção de um ambiente de trabalho agradável e saudável.


Uma loja sempre limpa favorece o conforto e a segurança dos colaboradores e dos clientes.


Para te ajudar, trouxemos algumas dicas essenciais de limpeza para lojas.


Preste atenção nesses passos e implemente uma rotina de limpeza profissional em sua empresa.



Dicas de limpeza para lojas


1 - Divida as áreas da loja

Para fazer uma limpeza eficiente é necessário dividir as áreas a serem limpas em áreas menores.


Dependendo do tamanho do seu salão, você pode dividir a loja em quadrantes.


A limpeza é feita um quadrante por vez, garantindo que os profissionais responsáveis não se esqueçam de nada.


Além disso, cada quadrante ou área pode exigir cuidados e produtos diferentes, de acordo com o tipo de sujeira ou superfície.


Limpar uma loja dividida por áreas é uma tarefa muito mais fácil e rápida.



2 - Estabeleça uma periodicidade

Uma boa dica de limpeza para lojas é entender com que periodicidade cada área ou quadrante deve ser limpo.


Tudo precisa estar de acordo com a necessidade de cada ambiente.


Por exemplo, pode ser que o salão de vendas precise de limpeza duas vezes ao dia, enquanto o caixa precisa de limpeza somente uma única vez.


É essencial entender a necessidade de cada área para que a periodicidade seja definida.

A partir daí, você consegue seguir para a nossa próxima dica.



3 - Monte um cronograma

O cronograma de limpeza é uma ferramenta que diz aos profissionais exatamente o que fazer e quando.


Isso evita que você precise ficar dando direcionamentos constantemente, dando aos profissionais mais autonomia.


Além disso, o cronograma acelera a produtividade, permitindo que as tarefas sejam cumpridas mais rapidamente.


Para montar o cronograma, siga a periodicidade estabelecida para cada área e defina dias e horários para cada uma.


Encaixe cada atividade de acordo com a prioridade. Existem áreas mais críticas, que geralmente são as que ficam mais à mostra para o cliente.


Outras áreas como estoque e corredores internos podem ser deixadas para o segundo momento.


Quando o cronograma estiver pronto, faça uma versão impressa dele e pendure em local de fácil visualização para a equipe.



4 - Use os produtos corretos

Além da limpeza organizada por um cronograma, uma dica de limpeza para lojas que não pode ser burlada é usar os produtos corretos.


Evite usar o mesmo produto para superfícies diferentes, pois cada superfície exige cuidados específicos.


Na hora de adquirir produtos de limpeza, tenha em mente sua finalidade, sua recomendação e também as necessidades dos seus espaços.


Se você não usar os produtos corretos, pode acabar danificando as superfícies, removendo seu brilho, corroendo-as ou manchando-as.


Então, preste muita atenção nessa etapa.



5 - Mantenha a limpeza

O segredo da limpeza é manter limpo. Ou seja, não aguarde até que tudo esteja sujo para poder limpar novamente.


Dentro do seu cronograma de limpeza, você deve definir uma periodicidade de acordo com a necessidade para manter os ambientes sempre livres de pó e sujeira.


Algumas áreas vão precisar de limpeza contínua, enquanto outras podem aguardar até o dia seguinte.


Mas, via de regra, a loja inteira precisa ser limpa todos os dias, sem falta.


Especialmente lojas com prateleiras cheias de produtos, que podem acumular muito pó.

Imagine o desconforto dos clientes ao pegar um produto e ficar com a mão cheia de pó!



6 - Busque ajuda profissional

Por fim, a melhor dica de limpeza para lojas que podemos te dar é: tenha uma equipe especializada em limpeza profissional.


Somente uma equipe especializada, treinada e capacitada vai conseguir oferecer a máxima performance em limpeza e garantir que todos os seus espaços se mantenham intactos.


Além disso, uma empresa de limpeza terceirizada ainda fornece os produtos e utensílios, gerando economia e facilidade.


Conheça o serviço de limpeza e conservação da Makiyama e comprove!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page