Veja as respostas para as principais dúvidas sobre terceirização de limpeza e esteja mais preparado para essa parceria.
O serviço de limpeza terceirizada é uma grande facilidade que as empresas podem utilizar para deixar o dia a dia mais prático.
Entretanto, existem muitas dúvidas sobre esse modelo de trabalho.
Talvez pela falta de experiência com contratos terceirizados, ou talvez simplesmente pela complexidade do relacionamento com o prestador.
Seja como for, no post de hoje, vamos falar sobre as principais dúvidas a respeito da terceirização de limpeza.
Dúvidas sobre terceirização de limpeza respondidas
1 - O que é a terceirização de limpeza?
Terceirizar significa contratar alguém para fazer algo por você. No caso da limpeza, a empresa contrata uma especializada que envia a própria equipe de limpeza ao local.
Em questões operacionais, esses colaboradores respondem ao contratante, ou seja, você.
Já no caso de questões administrativas, eles respondem à empresa terceirizada.
Entretanto, você ainda pode fazer solicitação à terceirizada se, por exemplo, não estiver contente com determinado membro da equipe.
Da mesma forma, a terceirizada pode fazer solicitações operacionais, como instruir os colaboradores a utilizar melhor os suprimentos.
2 - Qual a vantagem de terceirizar serviços de limpeza?
A principal vantagem da terceirização de limpeza é a economia, tanto de tempo quanto de recursos financeiros.
A empresa economiza tempo já que nenhum funcionário direto precisa se preocupar com a conservação dos ambientes.
Isso tudo fica a encargo da equipe de limpeza, que está sendo contratada especificamente para essa tarefa.
Além disso, há uma grande economia financeira.
Normalmente, você precisaria comprar materiais de limpeza, incluindo utensílios, produtos, sacos de lixo, entre outros.
Para espaços muito grandes, como indústrias, seriam necessárias, inclusive, máquinas como varredoras e lavadoras.
Tudo isso já está incluso na terceirização de limpeza, com o pagamento da mensalidade.
3 - Quais as desvantagens da terceirização de limpeza?
A principal desvantagem da terceirização é o fato de não poder escolher quais funcionários farão parte da sua equipe.
Em uma contratação direta, você realiza um processo seletivo e escolhe quem serão seus funcionários.
Entretanto, o que se pode fazer mesmo com a terceirização é solicitar a troca de profissionais.
Normalmente, todos os profissionais são altamente capacitados, preparados e treinados para atuar da melhor forma possível.
Mesmo assim, se você quiser, pode solicitar a substituição de funcionários específicos.
Esta é, praticamente, a única desvantagem de terceirizar uma equipe.
4 - Qual a melhor empresa terceirizada de limpeza?
A melhor empresa de limpeza nem sempre será a mesma para todos os casos e necessidades.
O ponto principal é a localização. Naturalmente, você só pode contratar empresas que atuam dentro da sua área.
Saber qual a melhor empresa requer uma série de análises e pesquisas que vamos abordar em outros momentos.
Por enquanto, você precisa entender que nenhuma empresa pode ser considerada a melhor absoluta sobre as outras.
O que se tem é uma empresa mais adequada aos padrões e preferências do contratante.
Por exemplo, talvez uma empresa que cobre menos seja melhor para você, ou talvez seja a que dispõe dos melhores produtos de limpeza.
5 - Qual a média de custo para contratar uma terceirizada de limpeza?
A terceirização de limpeza pode variar muito dependendo do porte da empresa contratante.
Além disso, existem casos mais específicos, como os já citados da indústria, que requerem equipamentos especiais.
Estes, acabam tendo um custo maior. Da mesma forma, se sua empresa for um escritório pequeno, com poucas salas, o custo será bem menor.
Porém, é impossível determinar o custo médio por colaborador contratado.
Na conta, estão envolvidos os materiais, os utensílios, o espaço, além de questões contratuais como prazo de atuação.
6 - Como contratar uma empresa de limpeza?
O primeiro passo para contratar a terceirização de limpeza é pesquisar prestadoras próximas a você.
Tente avaliar a aceitação dessas prestadoras com clientes que já experimentaram o serviço anteriormente.
Veja depoimentos nas mídias sociais, classificações no Google Maps e conheça bem os serviços da empresa.
Na contratação, tire todas as suas dúvidas (faça uma lista delas se for preciso) antes de assinar o contrato.
Assim, nada ficará incerto e as duas partes estarão de pleno acordo.
Por fim, passe instruções específicas, se houver alguma, antes do início das atividades.
Empresas como condomínios, hospitais e shoppings podem ter necessidades que até mesmo outras empresas do mesmo ramo não possuem.
Se você quer saber mais, conheça o serviço de limpeza e conservação da Makiyama.
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