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Rotatividade de funcionários - O que eu preciso saber?

Veja tudo que você precisa saber sobre rotatividade de funcionários e quais os benefícios de contar com uma terceirizada neste momento crítico.

A cada dia que passa, a rotatividade de funcionários se torna mais comum dentro das empresas.

Algum tempo atrás isso acontecia em ramos de atividade bastante selecionados, como telemarketing e indústrias. Entretanto, hoje, qualquer empresa pode ter alta rotatividade.

No post de hoje, vamos falar sobre a rotatividade, por que ela acontece e o que você pode fazer para diminuir essa taxa.

O que é a rotatividade e por que ela ocorre?

A rotatividade de funcionários é quando um colaborador pede demissão voluntária ou é demitido para que outro seja colocado em seu lugar.

Isso pode acontecer por vários motivos:

  • A empresa pode não estar satisfeita com o trabalho do colaborador;

  • O funcionário pode não estar satisfeito com a empresa;

  • O funcionário pode ter recebido uma proposta melhor;

  • O trabalho pode não ser o que o colaborador esperava que fosse.

Há ainda outros motivos. O que todos nos mostram é a importância de fazer processos seletivos adequados, detalhados e sem pressa.

Mesmo assim, ainda ocorre a rotatividade.

Veja, a seguir, as desvantagens que essa rotatividade traz para sua empresa

Relacionamento entre colaboradores

Em primeiro lugar, o relacionamento entre os colaboradores se torna mais difícil, justamente pelo fato de sempre haver alguém novo.

Conforme trabalhamos ao lado de uma pessoa, vamos nos acostumando com ela e a conhecendo melhor.

Se essa pessoa for trocada toda semana, fica difícil estabelecer uma relação de colega de trabalho.

Isso pode se refletir em diversas atividades e processos, além de questões como confiança, empatia e simpatia.

Por isso, o ideal é sempre ter um quadro de funcionários mais estável.

Retrabalho e perda de produtividade

Ao contratar um novo colaborador, você ou alguém da equipe terá que ensiná-lo sobre vários aspectos da empresa e de suas atividades.

Mesmo que seja um profissional com experiência, ele precisará de orientação inicial.

Sendo assim, caso haja alta rotatividade de funcionários, a empresa sempre estará perdendo produtividade devido ao retrabalho de explicar tudo de novo.

Portanto, é sempre melhor manter os mesmos colaboradores que já possuem experiência e vivência dentro da empresa.

Eventualmente, será necessário treiná-los para assumir cargos mais altos, mas este é um tipo de treinamento que não gera desvantagens, ao contrário do treinamento inicial, se praticado com frequência.

Alto custo

Se você é gestor de uma empresa, sabe o custo que tem com a demissão e a contratação de novos colaboradores.

Então, a rotatividade de funcionários contribui para aumentar ainda mais este custo.

Digamos, hipoteticamente, que a empresa gasta R$ 5 mil para contratar 2 funcionários.

Se, a cada 15 dias, você precisar fazer duas contratações, já são R$ 20 mil por mês.

Isso, sem contar com os custos de demissão, que também podem ser altos em certos casos.

A empresa deve fazer o possível para diminuir a rotatividade de funcionários e o custo provindo dela.

Como diminuir a rotatividade de funcionários?

Ofereça motivos para ficar

Já comentamos sobre a importância de um processo seletivo adequado e bem planejado, mas existe outro fator muito importante.

Para diminuir a rotatividade de funcionários, o colaborador precisa ter motivos para ficar na empresa.

Isso não se resume ao salário, pois ele pode não ser suficiente para reter um profissional.

Então, foque primeiramente em benefícios atrativos, que podem fazer a diferença na qualidade de vida do colaborador.

Bonificações também são uma opção, mas uma ainda mais viável é o clima organizacional.

Se o funcionário estiver feliz e contente em trabalhar em sua empresa, dificilmente ele pedirá demissão.

Trabalhe com empresas terceirizadas

Você pode terceirizar diversos tipos de atividades que não são sua atividade principal.

Entre elas, limpeza, atendimento, entregas, portaria e até promotoria e reposição de mercadorias.

A vantagem disso é que, caso o colaborador decida sair da empresa, outro de igual competência será enviado para assumir o seu lugar imediatamente.

Isso não resolve 100% o problema da rotatividade de funcionários, mas diminui muito a taxa de ocorrência.

Além disso, terceirizar é mais barato do que contratar por conta própria.

Você pode começar conhecendo o serviço de limpeza terceirizada da Makiyama neste link!


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