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Como evitar a rotatividade de funcionários?

Aprenda no post de hoje como evitar a rotatividade de funcionários e melhorar a gestão de pessoas da empresa.


Diminuir a rotatividade de pessoal na empresa é uma questão de bem-estar, clima organizacional e qualidade de vida no trabalho.


Muitas vezes, as condições de trabalho que a empresa oferece não atendem às expectativas dos colaboradores.


Isso pode acabar os levando a pedir demissão, aumentando o índice de rotatividade e gerando mais burocracia.


Além disso, a rotatividade prejudica a confiabilidade dos processos e a qualidade dos serviços ou produtos entregues pela empresa.


No post de hoje, você verá dicas para reduzir a alta rotatividade de funcionários.



Como reduzir a rotatividade de funcionários?


Identifique os motivos

O primeiro passo para diminuir a rotatividade é identificar os motivos pelos quais ela ocorre.


É fundamental que a empresa tenha noção do próprio ambiente de trabalho e de como os funcionários o percebem.


Para isso, basta fazer uma pesquisa de satisfação interna, pedindo para que os colaboradores apontem o que gostam e o que não gostam.


Deixe claro a todos que se trata somente de uma pesquisa, e que ninguém será demitido por causa dela.



Busque harmonizar o ambiente

Depois de entender por que os funcionários podem estar indo embora, a empresa pode começar a trabalhar nas melhorias necessárias.


Um novo colaborador espera encontrar um ambiente de trabalho favorável e que possibilite o seu desenvolvimento.


Então, uma das coisas que a empresa pode fazer é garantir que esse ambiente exista, e que esteja explícito para todos os funcionários.


Melhore o que pode ser melhorado, elimine falhas e processos arcaicos, preste atenção no tratamento de funcionários e busque a solução de conflitos, se houver algum.


Quanto mais harmonioso for o ambiente de trabalho, menor será sua rotatividade.



Ofereça um plano de carreira

O plano de carreira é um dos pontos que mais retém funcionários em uma empresa.

A perspectiva de crescimento para os colaboradores é algo que os atrai e favorece a fidelidade, a produtividade e a qualidade no trabalho.


Uma empresa que não oferece plano de carreira é uma empresa muito incerta, onde os colaboradores não sabem se vão se desenvolver ou não.


É necessário que o caminho deles esteja claro à frente de seus pés para que se sintam confiantes.


Assim, entendendo que possuem boas chances de crescer profissionalmente, os colaboradores se mantêm por mais tempo na empresa.



Garanta as condições de trabalho

Se há uma coisa muito apreciada pelos colaboradores é a empresa que luta pelos direitos e condições de trabalho deles.


Quanto mais comprometida a empresa for com a qualidade de vida no trabalho, mais valorizada ela será.


Assim, busque oferecer um salário compatível com a média do mercado e ofereça boas condições de trabalho, incluindo ergonomia, conforto, acessibilidade e uma jornada adequada.


Além disso, tenha espaços adequados para cada atividade, não exija mais do que os colaboradores podem entregar e evite o acúmulo de funções.


Tudo isso e muito mais entra no quesito de condições de trabalho.



Ofereça benefícios

Não é apenas de salário que vive um colaborador. O salário é sim a parte mais importante dessa relação, do ponto de vista do funcionário.


Entretanto, a empresa também é muito avaliada pelos benefícios que disponibiliza.

Para evitar a rotatividade de funcionários, certifique-se de oferecer uma gama de benefícios atrativos, compatíveis e até mesmo competitivos.


Se puder investir, ofereça mais benefícios que a concorrência. Alguns dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores são:

  • Vale-refeição e vale-alimentação;

  • Assistência médica e odontológica;

  • Participação nos lucros;

  • Auxílio farmácia;

  • Benefícios próprios da empresa, como desconto em produtos ou serviços oferecidos pela própria marca.



Conte com a terceirização

Apesar de não ser uma forma direta de evitar a rotatividade de funcionários, é muito mais fácil lidar com colaboradores terceirizados do que os diretos.


Afinal, você não precisará contratar ou demitir toda vez que a rotatividade acontecer. Quem fará isso é a prestadora.


Sua empresa tem a substituição imediata de colaboradores sem custo ou burocracia adicional envolvida.


Além disso, ainda é possível ajustar o tamanho da equipe de acordo com a necessidade da empresa.


Obviamente, nem todas as atividades podem ser terceirizadas, mas todas as que podem, deveriam!


Um deles é a limpeza e conservação de ambientes. Aproveite e entenda quais os benefícios da limpeza terceirizada.


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