top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Como economizar água no seu condomínio?



















A economia de água é importante e necessária, tanto para a sustentabilidade quanto para o bolso. Conheça dicas para economizar água no seu condomínio e faça a sua parte em seu edifício comercial ou empresarial.


Atenção à piscina


O seu condomínio possui piscina na área comum? E como é feita a manutenção dela nos períodos onde não há utilização? A água evapora, como você deve ter estudado na escola, e com a água da piscina não é diferente. Quando não for verão, a piscina deve ser coberta com uma lona específica, porque quatro mil litros de água são evaporados mensalmente.

Cobrir a piscina é um ato simples, que diminui a evaporação da água em até 90%, além de ser uma questão de saúde pública, pois é uma água que fica parada.


Conserto de vazamentos


Outra medida importante para economizar água no seu condomínio é a verificação das tubulações, para comprovar se não há vazamentos. A manutenção pode ser feita pelo zelador, caso ele seja capacitado, ou por empresa especializada, consertando tubulações de pias, torneiras, chuveiros e vasos sanitários. E mais: é possível diminuir a vazão destes dispositivos, assim sai menos água em cada utilização.


Conscientize os moradores


Não somente o síndico deve tomar medidas para as áreas comuns do edifício, mas os moradores também podem e devem fazer isso em seus apartamentos. É possível economizar água no seu condomínio fechando a torneira ao escovar os dentes, ao lavar a louça, enquanto usa xampu no cabelo, etc.

Os banhos não devem ser demorados, e a louça pode ser acumulada para lavação em uma ou duas vezes por dia, abrindo a torneira apenas para enxaguar as peças.


Captação de água da chuva


O que o seu condomínio faz quando chove? Você sabia que esta água poderia ser utilizada para limpeza das áreas comuns? Ela não é própria para o consumo, mas serve muito bem para lavar pisos, fachadas, vasos sanitários, etc. É possível fazer economia de até 50% no consumo de água do edifício apenas adotando-se essa medida!


Conscientize a equipe de limpeza


A equipe de limpeza também deve colaborar com a economia de água no edifício. Portanto, é dever do síndico orientar seus funcionários quanto ao modo adequado de limpeza, sem desperdício de água e/ou produtos.

Contudo, se o seu condomínio optar por terceirização da equipe de limpeza, esta parte da conscientização não é preocupação do síndico. Isso porque a empresa responsável por este treinamento realiza a tarefa.

Como você já deve saber, a equipe de manutenção e limpeza terceirizada vem pronta para o trabalho, com treinamento e capacitação realizados previamente. Assim, a economia de água no seu condomínio por parte dos funcionários já será feita desde o início dos seus trabalhos, sem que sejam conscientizados no prédio.

Dessa forma, o síndico terá mais tempo para realização de outras tarefas, sem se preocupar com a economia de água nas áreas comuns do condomínio.

É preciso que todos façam a sua parte, assim uma grande diferença será percebida no final do mês, sobrando dinheiro para o edifício e colaborando com o meio ambiente.

Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços: www.makiyamaservicos.com.br

0 visualização0 comentário
bottom of page