top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Limpeza para condomínios - Tudo o que você precisa saber


limpeza profissional para condominios

A administração de um condomínio não é tarefa simples e possui diversas atribuições. O síndico é responsável por realizar assembléias, administrar as finanças, garantir o cumprimento às regras e também pela manutenção e limpeza.

Manter a limpeza do condomínio em dia é um desafio, mas deve ser feito a todo custo. A má limpeza das áreas deixa uma impressão negativa nos condôminos, gera reclamações e degrada a imagem do empreendimento.

Por isso, contratar uma especializada em limpeza para condomínios é o melhor caminho a seguir. Hoje, você verá tudo o que precisa saber sobre a limpeza para condomínios.

Quais as responsabilidades do síndico?

O síndico de um condomínio pode ser um profissional contratado ou um morador. De qualquer forma, ele tem diversas responsabilidades, como garantir que as regras estejam sendo cumpridas, cobrar inadimplências, administrar a documentação do condomínio, bem como contratar e demitir colaboradores.

Também é de responsabilidade do síndico a escolha e contratação de empresas prestadoras de serviços, entre elas, a de limpeza para condomínios. O síndico deve supervisionar as atividades para garantir que tudo esteja sendo feito da melhor forma possível, além de cuidar da prestação de contas aos condôminos para mostrar como o dinheiro está sendo empregado.

Quais as áreas que precisam ser cuidadas?

Hall social, de serviços e lounge

O hall social é, sem dúvidas, o ambiente mais movimentado do condomínio. Entrada e saída de moradores, prestadores de serviços, visitantes e também, em alguns casos, sala de espera, são alguns dos usos desse ambiente.

Por isso, a limpeza para condomínios deve entender esse como um ambiente crítico e mantê-lo sempre na posição de prioridade no cronograma de limpeza. Da mesma forma, o hall de serviços deve receber atenção redobrada.

Já o lounge é um espaço especial que alguns condomínios possuem como alternativa para convivência dos condôminos. Este ambiente deve estar impecável a todos os momentos, pois se trata de um espaço premium.

Elevador e escadarias

Os elevadores são utilizados durante todo o dia e noite e, por isso, devem receber atenção todos os dias da equipe de limpeza para condomínios. Já as escadas, mesmo que sejam utilizadas com menor frequência, devem estar limpas e sem obstrução, o que pode causar acidentes.

Academia

Uma das tarefas da limpeza para condomínios é garantir que a academia esteja em perfeitas condições de uso. Ninguém gosta de se exercitar em um lugar sujo e mal cuidado. E muitos moradores aproveitam a academia do condomínio para não precisarem sair para se exercitar. Portanto, é dever da equipe e do síndico garantir que este ambiente esteja sempre limpo e utilizável.

Piscina

Condomínios com piscina precisam garantir que esse ambiente externo esteja sempre em boas condições. Durante os dias quentes, ele é altamente movimentado. Além da limpeza da água e do fundo da piscina, também devem receber atenção a grama, o piso e os arredores, bem como os móveis, como espreguiçadeiras, cadeiras e mesas.

Salão de festas

O salão de festas é um dos ambientes críticos de todo condomínio. Além de ser utilizado praticamente todos os dias por um grupo diferente de pessoas convidadas por um morador, a utilização em si deixa muita sujeira para trás.

Por isso, é imprescindível que a limpeza para condomínios se dedique a esse ambiente logo nas primeiras horas do dia, garantindo que a sujeira não estará visível aos moradores, o que pode deixar uma impressão de desleixo.

Banheiros comunitários

Os banheiros de uso livre do condomínio devem estar sempre bem cuidados, limpos e sem maus odores. Isso é trabalho da equipe de limpeza para condomínios, que deve verificar diversas vezes ao dia como está a situação do local. Ao menor sinal de necessidade, o banheiro comunitário deve ser limpo novamente.

Jardins

Os jardins são apreciados por um grande número de condôminos e devem estar sempre limpos e livres de lixo. Manter a grama aparada é essencial, já que a falta de manutenção acaba contribuindo com o surgimento de animais indesejados. Devem haver latas de lixo por todo o condomínio, incentivando o descarte correto por parte dos moradores.

Rotina de higienização

Diária

Na rotina diária, estão ambientes críticos, como hall de entrada, elevadores, escadas, banheiros comunitários, vestiários, academia e sauna, se houver. O salão de festas só deve receber atenção caso tenha havido festa no dia anterior.

Semanal

Na limpeza semanal, entram o salão de festas (caso não tenha sido utilizado nenhuma vez na semana), quadras esportivas, salão de jogos, churrasqueira, playground e brinquedoteca. Os corredores de apartamentos devem ser limpos duas vezes cada um dentro da semana.

Quinzenal

Na limpeza quinzenal, entram janelas, portas e vidros de todas as áreas comuns, além do enceramento dos pisos internos e a lavagem dos externos.

Mensal

Para a limpeza mensal, estão a lavagem das grades, garagem, escadarias de emergência, portões e cortinas ou persianas das áreas comuns.

Semestral

A limpeza de reservatórios de água, tubulações e estruturas deve ser realizada duas vezes por semana.

Agora que você já sabe tudo sobre limpeza para condomínios, conheça o serviço da Makiyama Joinville!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page