top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Limpeza de Condomínios: Conheça as Melhores Práticas!

Hoje falaremos sobre boas práticas para a Limpeza de Condomínios. Sabemos que administrar um condomínio não é fácil. Independentemente do tamanho, da localização e da sua finalidade – residencial ou comercial -, há uma fórmula essencial para que a administração seja bem sucedida: a geração de receita aliada à redução de custos e com foco em sustentabilidade, para realizar a sua parte na contribuição para salvar o planeta.





















A sustentabilidade não é apenas um tema que está em pauta nas televisões e jornais, mas é também um dos principais temas discutidos nas reuniões de condomínio. Com base nisso, separamos algumas práticas que podem ajudar na redução de gastos com a limpeza do condomínio e ainda fazer o seu papel para contribuir sociedade mais autossustentável. Para isso, deve confiar em uma empresa séria para efetuar a limpeza tendo essas preocupações como base.


Veja algumas boas práticas para limpeza de condomínios:

  • Evite lavar excessivamente garagens e calçadas. Estas lavações, mesmo que utilizando lavadoras de alta pressão, consomem água. Uma ou duas vezes ao ano é uma quantidade suficiente para efetuar este tipo de limpeza.

  • Em cidades muito úmidas e chuvosas, áreas abertas de garagens e calçadas tendem a acumular mais sujeira, principalmente limo. Para minimizar este acúmulo de sujeira, pode-se realizar uma impermeabilização com hidrofugante que evita a absorção de água pelo piso, dificultando a impregnação de sujeira.

  • Opte por produtos biodegradáveis: os produtos biodegradáveis se decompõem muito mais rápido na natureza, pois não compostos por substâncias orgânicas para que os agentes biológicos naturais ajudem no processo de degradação, evitando que os rios, mares, lagos sejam contaminados. Existe uma lista gigante de produtos biodegradáveis, que podem ser facilmente encontrados graças a um selo de certificação ambiental. Há uma grande variedade desse tipo de produto e muitos mercados já os têm disponíveis em suas prateleiras.


Para comprar materiais de limpeza sustentáveis basta procurar na embalagem a informação de que ele é biodegradável. Essa informação geralmente é bem visível. Existem empresas especializadas em produtos de limpeza biodegradáveis, e é possível conseguir uma boa redução de custos na limpeza do condomínio, já que esse tipo de matéria de limpeza costuma ter melhor custo do que os produtos de limpeza comuns produzidos pelas grandes marcas.


  • Compre produtos que têm procedência garantida. Uma prática muito comum na limpeza de condomínios é a compra de produtos de limpeza fabricados de forma alternativa que são comercializados em pequenos comércios, como mercearia de bairro ou até mesmo de porta em porta. Ao comprar esse tipo de produto de limpeza para o seu condomínio, há dois riscos:

  1. Não saber a procedência do produto: um produto que não é rotulado não passou por nenhum teste de qualidade, não foi verificado por nenhum órgão regulatório, logo pode oferecer riscos para a saúde de quem utiliza, riscos para os animais e para os moradores do condomínio onde o material for utilizado na limpeza.

  2. Não ter noção dos materiais utilizados na produção: produtos que não possuem rótulos e são vendidos informalmente não possuem indicação de quais foram as substâncias utilizadas na sua composição. Isso pode trazer riscos ao meio ambiente, pois pode conter substâncias que contaminam a água ou o solo.


Comprar produtos alternativos não é uma das melhores práticas para limpeza de condomínios. Apesar de ser mais barato, os produtos nem sempre são eficazes na limpeza.  


  • Busque a solução mais natural possível: você já pensou em eliminar alguns itens da lista de compras de materiais de limpeza do seu condomínio e substitui-los por produtos mais baratos? A solução dos seus problemas está muito próxima de você, porém muitas vezes falta conhecimento. Conheça a seguir alguns produtos que vão ajudar a adotar as melhores práticas para administração de condomínios:

  1. Bicarbonato de sódio: ao invés de usar diversos produtos para tirar manchas persistentes no piso do seu condomínio, utilize o bicarbonato de sódio para acabar com essas manchas. Além disso, ele ajuda a eliminar odores desagradáveis como, por exemplo, o da urina de animais.

  2. Vinagre: para quem não sabe, o vinagre é um ótimo limpador de vidros lisos e não deixa manchas. Por isso, é ótimo para portas e espelhos da portaria do seu condomínio que precisam estar sempre impecáveis. Além disso, ele não deixa cheiro e é 100% sustentável.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page