top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Como manter o condomínio limpo em épocas de chuva

Manter a limpeza do condomínio nem sempre é tarefa fácil, por conta da alta circulação de pessoas. Pior ainda quando se está em épocas de chuva, onde o piso fica empoçado e escorregadio e providências para evitar acidentes precisam ser tomadas. Saiba como proceder, abaixo.

Areje os ambientes

Em dias chuvosos, normalmente se fecham portas e janelas, para evitar que a chuva adentre os ambientes. Contudo, os espaços ficam com cheiro de mofo e umidade, e mesmo que estejam limpos, não possuem odor agradável.

Portanto, para melhorar o aspecto de limpeza do condomínio, deixe abertas as portas e janelas onde for possível, ou seja, nas aberturas internas ou que possuem coberturas.

Limpe o mofo imediatamente

Mofo é símbolo de sujeira, portanto deve ser limpo imediatamente. Ao notar a mancha, utilize uma esponja embebida em água e sabão, evitando que o mofo deixe a parede manchada definitivamente.

Solicite manutenção da estrutura

Com a chegada da época de chuva, recomenda-se verificar a estrutura do condomínio com antecedência, fazendo a manutenção preventiva. É importante limpar calhas e caixas d´água, verificar se há infiltrações, rachaduras ou telhas soltas, e se há goteiras nas áreas comuns do edifício.

A atitude previne acidentes, mantém as dependências limpas e diminui as chances de alagamentos por conta de situações que poderiam ser evitadas.

Instale acessórios para dias chuvosos

Os pisos, em dia de chuva, costumam ficar molhados o dia todo, seja por conta de poças trazidas do exterior pelos circulantes, seja pela limpeza executada pela equipe de manutenção do prédio.

Portanto, é recomendável instalar acessórios para os dias chuvosos, como suporte para guarda-chuvas logo na entrada e também um capacho feito de material antiderrapante para o hall do edifício. Também indicamos a colocação dos equipamentos de proteção, como aviso de que o piso está molhado.

Faça treinamento adequado de pessoal

Como você reparou, não é fácil manter edifícios limpos em dia de chuva, mas é uma tarefa necessária. Desse modo, é interessante fazer treinamento adequado de pessoal responsável pela limpeza, para que saibam como devem proceder em dias chuvosos, tão comuns nos meses de verão.

Contrate equipe de mão de obra especializada

Para ter os melhores serviços disponíveis, economizando tempo e dinheiro, sugerimos que seu condomínio contrate equipe de mão de obra especializada. Sendo assim, os funcionários saberão o que fazer para manter os espaços limpos em dias chuvosos, evitando acidentes e também proporcionando a melhor experiência possível a quem frequentar as áreas comuns.

Além disso, as empresas de mão de obra terceirizada também possuem, geralmente, equipes de manutenção para realizar a vistoria e o conserto em telhados, fachadas e calhas, conforme sugerimos no começo do texto.

Os cuidados são imprescindíveis nos condomínios, já que é responsabilidade do edifício arcar com as consequências de acidentes causados em suas dependências, e treinar funcionários é algo trabalhoso e bastante oneroso. Portanto, vale a pena investir em pessoal já capacitado, que saberá o que fazer para evitar acidentes e tornar seu prédio possível de circulação independentemente do tempo lá fora.


31 visualizações0 comentário
bottom of page