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6 Lições de limpeza para hotéis e pousadas

Sempre há tempo para aprender e aprimorar processos. No post de hoje, veja 6 lições de limpeza para hotéis e pousadas.


A limpeza em hotéis, pousadas e hospedarias é um dos pontos mais importantes de todo o negócio.


Afinal, se o ambiente não estiver limpo, você não consegue proporcionar uma boa experiência ao seu cliente, especialmente após os tempos de pandemia.


Então, no post de hoje, você verá 6 lições de limpeza para hotéis e pousadas que você pode aplicar em sua empresa.



Melhorando os processos de limpeza em hotéis e pousadas


1 - Legislação

Primeiramente, saiba que existem inúmeras leis e normas que falam sobre a limpeza em hospedarias.


A vigilância sanitária pode realizar inspeções regularmente nesses estabelecimentos, inclusive de acordo com regulamentações municipais.


Então, a premissa básica da limpeza deve ser cumprida à risca.


De acordo com a legislação, situações que apresentam problemas de higiene ferem o Código de Defesa do Consumidor.


Riscos provocados à saúde ou à segurança por práticas no fornecimento de produtos ou serviços vão contra os direitos estabelecidos por essa legislação.


Por isso, a limpeza e a higiene básica são indispensáveis nos hotéis e pousadas, ainda mais após a pandemia.



2 - Limpeza adequada

Nenhum estabelecimento de hospedagem pode negligenciar a limpeza de forma alguma.

Uma limpeza completa é sempre necessária entre um hóspede e outro, bem como em todas as áreas comuns do estabelecimento.


Assim, deixar de efetuar uma limpeza em detrimento da economia de tempo ou recursos pode gerar a disseminação de doenças, bactérias, fungos e vírus.


Além disso, os próprios hóspedes podem processar o local por ferir o Código de Defesa do Consumidor se presenciarem condições precárias de limpeza e conservação.


A única forma de evitar esses problemas é garantindo que a limpeza está sendo feita da forma correta e adequada.



3 - Imagem de empresa

Uma das lições de limpeza para hotéis e pousadas é que a imagem da empresa funciona de acordo com o que os hóspedes presenciam em sua experiência.


Se um hóspede encontrar um local limpo, bem organizado e que toma todos os cuidados com proteção à saúde, é isso o que ele contará para as outras pessoas.


Da mesma forma, um hotel ou pousada pode ficar famoso por não ter uma limpeza adequada, o que gera a desistência de potenciais clientes e deixa uma imagem ruim da empresa em todo o setor.



4 - Gestão atenciosa

Para garantir que todos os processos estão sendo feitos como devem ser, a gestão de limpeza deve ter muita atenção às atividades.


A supervisão precisa ser minuciosa, observando os mínimos detalhes e garantindo que tudo seja feito da melhor forma possível.


Deve haver um manual de governança, com normas específicas e claras para toda a equipe, tanto os profissionais de limpeza quanto todos os demais.


Essas normas e regras internas devem ser cumpridas à risca, ou você coloca em risco toda a gestão e operação do estabelecimento.


A melhor forma de garantir que as coisas estão sob controle é observando tudo com atenção.



5 - Evitar erros

Mais uma lição de limpeza para hotéis e pousadas é aprender a reconhecer erros recorrentes e começar a evitá-los.


Se dois hóspedes reclamam da mesma coisa, você já pode identificar um padrão e solicitar à área responsável que mude sua abordagem.


É possível identificar problemas comuns, suas causas e suas eventuais consequências.


Por exemplo, se dois hóspedes de unidades diferentes reclamarem que há fios de cabelo no lençol, solicite à lavanderia que melhore o processo de lavagem e faça uma inspeção minuciosa na roupa de cama antes de levá-la aos quartos.



6 - Cuide das áreas externas

Nem tudo se resume aos quartos em hotéis e pousadas. Muitos hóspedes gostam de aproveitar áreas externas, especialmente em hotéis-fazenda.


Assim, redobre a atenção com a limpeza e conservação de espaços abertos, incluindo também o restaurante do hotel.


Piscinas devem receber cuidados duas vezes ao dia, no início da manhã e após o fechamento.


Jardins devem ser mantidos bem cuidados, ralos devem ser dedetizados com intervalos programados e as folhagens ou qualquer outra sujeira deve ser recolhida sempre que necessário.


Além disso, lembre-se de disponibilizar lixeiras em todas as áreas comuns, garantindo que os hóspedes descartem o lixo da forma correta.



Para garantir o bom funcionamento de todos esses detalhes, conte com uma equipe de limpeza e conservação profissional.


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