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6 causas de acidentes de trabalho que você pode evitar em sua empresa


Conheça as principais causas de acidentes de trabalho que você pode evitar com medidas simples de segurança.


Acidentes de trabalho causam grandes males. Em primeiro lugar, afetam a integridade física do colaborador, podendo causar prejuízos permanentes à sua saúde. Além disso, também são catalisadores de preocupação generalizada na empresa.


E como se não bastasse, ainda colocam o trabalhador sob muita burocracia para o eventual afastamento. Isso não é bom nem para o colaborador e nem para a empresa.


Felizmente, existem algumas formas de evitar acidentes de trabalho em todas as empresas. Se você quer conhecê-las, fique conosco até o fim do texto!


As principais causas de acidentes de trabalho e como evitá-los


1 - Falta de EPI’s

EPI (Equipamento de Proteção Individual) é um equipamento que foi desenvolvido especificamente para proteger o corpo do trabalhador em relação a determinado risco de uma atividade.


Existem vários tipos de EPI’s e todos eles são de uso obrigatório quando se fazem necessário. A empresa, neste sentido, deve fazer duas coisas. A primeira é fornecer os EPI’s adequados a cada atividade conforme a legislação. A segunda, é supervisionar o uso dos EPI’s para garantir que todos os colaboradores estejam utilizando-os.


Infelizmente, é comum que alguns colaboradores não queiram utilizar EPI’s por serem incômodos ou por deixarem a aparência modificada. Entretanto, a empresa deve transmitir os conhecimentos necessários para que eles entendam que o uso desses equipamentos pode prevenir acidentes e, em alguns casos, salvar suas vidas.


2 - Falta de atenção

Algumas atividades, em especial as industriais, requerem extrema atenção em sua execução. Com o menor desvio do olhar, o colaborador corre o risco de cortar um dedo, ou se queimar, por exemplo.


Esta é uma das causas de acidentes de trabalho que você pode evitar em sua empresa. Para isso, oriente corretamente os colaboradores e supervisione suas atividades.


Outros exemplos de riscos por falta de atenção envolvem alturas ou superfícies irregulares. Certifique-se de que os colaboradores estão atentos aos perigos que os rodeiam e que mantenham atenção total, evitando conversas paralelas durante a execução de uma atividade.


3 - Negligência

A negligência é, sem dúvidas, uma das causas de acidentes de trabalho que você pode evitar em sua empresa. É também uma das principais. Diferente da falta de atenção, o trabalhador sabe muito bem o que está fazendo, mas o faz de maneira incorreta.


Exemplos de negligências são:


  • Não usar equipamentos de segurança para trabalhos em altura;

  • Não ter o devido cuidado com pisos molhados;

  • Correr em escadas ou não segurar o corrimão;

  • Debruçar-se sobre janelas;

  • Mexer em fiação elétrica sem proteção;

  • Entre outros.


Todos estes fatores devem ser eliminados completamente de sua empresa para evitar que a negligência cause acidentes. Existe uma forma eficiente de fazer isso, que vamos abordar no próximo tópico.


4 - Falta de treinamento

A princípio, pode soar estranho, mas a falta de treinamento também é uma das causas de acidentes de trabalho que você pode evitar em sua empresa. Ao aplicar treinamentos de segurança e saúde ocupacional, você estará prevenindo não somente acidentes, mas também a deterioração da saúde dos colaboradores.


Nestes treinamentos, é preciso instruir os trabalhadores quanto ao que fazer ou não fazer nos espaços de trabalho, como os itens mencionados no tópico anterior. Além disso, também devem ser instruídos os usos de EPI’s, o conhecimento necessário para operar máquinas, manusear elementos químicos, bem como as regras da empresa.


5 - Falta de regras e diretrizes

Regras e diretrizes também podem prevenir acidentes, embora isso aconteça de uma forma diferente. O colaborador deve ter o conhecimento sobre regras de segurança implementadas para evitar acidentes de trabalho, como não correr nas escadas.


Caso haja uma infração, ela deve ser punida com uma advertência ou outro tipo de sanção disciplinar. É muito menos prejudicial chamar a atenção de um colaborador por violar uma regra de segurança do que correr o risco de acidentes.


6 - Falta de manutenção adequada

Por fim, outra entre as causas de acidentes de trabalho que você pode evitar em sua empresa é a falta de manutenção nos equipamentos. Todos devem receber manutenção adequada periodicamente.


A falta de manutenção pode fazer com que eles apresentem falhas ou curto-circuito, o que pode causar até incêndios. Esteja sempre com a manutenção em dia para evitar acidentes.


A prevenção de acidentes vale para todos

Não são somente seus colaboradores que devem respeitar as medidas para prevenção de acidentes, mas todas as pessoas que trabalham em sua empresa. Isso inclui você, outros gestores, profissionais terceirizados, parceiros, entre outros.


Fique sempre atento às normas de segurança e faça com que todos as sigam. Acidentes de trabalho podem ser evitados na maioria dos casos.

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