top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Forma correta de descartar óleo de cozinha



















Depois de utilizado, o óleo de fritura precisa ser descartado corretamente. Conheça a seguir os riscos de expor este produto no meio ambiente e a forma correta de descartar o óleo de cozinha. É mais fácil e pratico do que você imagina, confira!!!


Não pode ir para o ralo em hipótese alguma


Os óleos usados para fritura, independente do tipo, jamais podem ir para o ralo. O descarte incorreto normalmente é feito na pia, em bueiros ou guias de calçada. Quando isso acontece, o óleo de cozinha pode prejudicar o encanamento e também o meio ambiente.

As caixas de gordura das residências são reservatórios que recebem a gordura jogada nas pias. Quando o óleo é jogado no ralo, os canos podem entupir. Isto gera custos e trabalho.


O que não ficou coletado na caixa de gordura vai para o meio ambiente, pelas redes de esgoto. O descarte incorreto prejudica o esgoto de outras residências, além de impactar em morte dos animais aquáticos. Isto acontece porque o esgoto sem tratamento vai para os rios, comprometendo sua saúde e dos bichos que lá vivem.


Além disso, quando não é utilizada a forma correta de descartar óleo de cozinha, o produto se solidifica e contamina o solo, prejudicando o escoamento da água da chuva. Isso gera enchentes e emissão de gases tóxicos pelo ar.


Atente-se para estes dados incríveis: Somente em São Paulo, 20 milhões de litros de óleo são comprados mensalmente, sendo que poucas pessoas o descartam devidamente. E apenas 50mg de óleo de cozinha descartado incorretamente pode gerar poluição em 25 mil litros de água.


Portanto, não importa a quantidade de óleo que você utilize, por menor que seja, o produto deve ser dispensado como se deve.


Quantas vezes devo utilizar o óleo para descartá-lo?


Preferencialmente apenas uma vez, pois ele oxida e pode transmitir doenças cancerígenas no próximo uso.


Qual é a forma correta de descartar óleo de cozinha?

















O óleo utilizado para fritura deve ser armazenado em garrafas PET, sempre depois de esfriar totalmente, para evitar queimaduras graves. Para facilitar o processo, use um funil no gargalo. Mantenha o frasco bem fechado, coletando óleo até que a embalagem fique totalmente cheia. Cuide para que a garrafa fique longe de crianças ou animais.


A empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo na cidade de Joinville, recolhe pequenas quantidades de óleo, desde que, estejam acondicionados em garrafas PET. Para isso, deve-se deixar a garrafa em pé junto ao lixo reciclado. Importante lembrar que somente o caminhão de resíduos recicláveis faz o recolhimento deste óleo, portanto, procure deixar a garrafa apenas no dia da coleta, evitando assim que a garrafa seja danificada e o óleo se espalhe.


Qual a quantidade de óleo que devo acumular para o descarte?


Quando for garrafa pet, a Ambiental recolhe junto à coleta de recicláveis. Para quantidades maiores, deve-se procurar um dos pontos de recolhimento de óleo de cozinha. A quantidade ideal varia de acordo com o ponto de recebimento. Portanto, é importante saber quantos litros você precisa acumular.


O que pode ser feito com o óleo de cozinha utilizado?


Quando é utilizada a forma correta de descartar óleo de cozinha, o produto pode ser reciclado para gerar sabão, biodiesel, tinta a óleo, massa de vidraceiro, entre outros. Portanto, além de não poluir o meio ambiente e não obstruir seu encanamento, descartar o produto corretamente fará com que um potente poluidor seja reaproveitado.


Soluções caseiras feitas com a reutilização do óleo de cozinha


Você também pode utilizar o óleo de cozinha usado para algumas soluções caseiras. Conheça ideias interessantes abaixo:


  • Óleo de cozinha para passar nas pás que retirarão a neve das calçadas, em locais onde o inverno é rigoroso. Isto desgruda a neve do equipamento facilmente;

  • Lamparinas à base de óleo, para servir como lanternas em acampamentos ou outras situações onde há falta de energia elétrica;

  • Alimentação de gado ou porcos, em misturas de óleo com arroz, pão ou grãos. Serve como comida ocasional;


Equipe especializada


Temos uma equipe é especializada em limpeza adequada dos ambientes, sendo capacitada para descartar o óleo de cozinha corretamente. Conheça nossos serviços e comprove! www.makiyamaservicos.com.br


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page