top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Como separar corretamente materiais recicláveis e orgânicos























A reciclagem de resíduos é uma excelente forma de preservar o meio ambiente, mas muitas pessoas têm perguntas sobre este processo, especialmente sobre a separação de materiais recicláveis e orgânicos em sua residência. Continue lendo o texto abaixo e sane suas dúvidas.


O que é lixo orgânico?


É todo o resíduo de origem vegetal ou animal. Podem ser restos de alimentos, madeira, chiclete, ossos, sementes, etc. Esse material pode gerar mau cheiro, pela decomposição e pelo desenvolvimento de bactérias e fungos, além de atrair roedores.


Quando mal descartado, o material orgânico pode contaminar o solo e a água, provocando doenças. O descarte adequado é feito em aterros sanitários, que atendem as regras de saneamento básico e tratamento de lixo.


O que é lixo inorgânico ou reciclável?


Na separação de materiais, costuma-se separar o lixo orgânico do inorgânico, ou reciclável. Ele é todo o material produzido pelo homem, como papel, metal, vidro, plástico, etc. Quando não é separado, sendo somente jogado na lixeira comum, este material leva anos para se decompor, causando prejuízos ao meio ambiente.


Como separar adequadamente os tipos de material?


Muitas pessoas têm algum conhecimento do que foi explicado acima, mas ficam com dúvidas no momento de fazer a separação de materiais em sua residência. Por exemplo, uma caixa de papelão é material orgânico ou reciclável?


Devem ser descartados como lixo reciclável caixas vazias de leite ou suco, copinhos de iogurte, embalagens de produtos de limpeza e comida, sacos plásticos, garrafas pet, latas de bebida, papelão, vidros, isopor, jornais, revistas, etc.


Porém, esses materiais devem estar limpos e secos ao ir para a lixeira. Antes de acondicioná-los em sacos, enxague-os bem (o que for lavável). Caso estejam sujos, podem atrair roedores, gerar mau cheiro e provocar doenças nos trabalhadores responsáveis pela coleta seletiva de lixo. Se possível, dobre as peças grandes em pedaços menores, para que haja mais espaço na sacola (como embalagens de pizza, por exemplo).


Pilhas e baterias usadas não entram na separação de materiais orgânicos e inorgânicos. O descarte destes produtos deve ser feito em locais que os coletam, para destino adequado, sem prejudicar o meio ambiente.


O óleo de cozinha também precisa de atenção no momento do descarte. Ao armazená-lo em garrafas pet, procure um local que o colete em sua cidade. Ele também não se encaixa nas duas categorias de materiais mencionados acima. O mesmo acontece com remédios, produtos hospitalares e lâmpadas fluorescentes.


Geração de emprego e renda


A separação de materiais é importante para diminuir a contaminação do solo e da água, mas também promove geração de emprego e renda nas cidades. O simples gesto de ter duas lixeiras em sua casa, diferindo lixo orgânico e reciclável, oferece oportunidades para pessoas que trabalham na coleta seletiva e também nos galpões de reciclagem.


O que é reciclagem?


Se você já aprendeu a importância de separar seus materiais descartados, mas não sabe o que é reciclagem, conhecerá o processo abaixo.


Reciclar uma embalagem, por exemplo, é torná-la novamente útil para uso. Essa já é uma realidade em diversas áreas, como artesanato, acessórios e até vestuário.


Pela reciclagem, diminui-se a quantidade de lixo que vai para os aterros; reduz-se o impacto ambiental pelo não uso de novas matérias-primas; reduz-se o consumo de energia elétrica e poluição do meio ambiente; geram-se empregos e se oferecem oportunidades de desenvolvimento para a cidade, quando há expansão dos negócios.


Coleta seletiva de lixo


Se você ainda não faz a separação de materiais em sua residência, mas conheceu a importância e quer colaborar, comece agora mesmo a separar seus resíduos. Normalmente o caminhão de coleta seletiva de lixo passa nas ruas uma vez por semana, para recolher o material reciclável.


Coleta consciente


Ao contratar nossos serviços de limpeza, esteja certo de que faremos toda a separação devida dos materiais, colaborando com o meio-ambiente e sua sustentabilidade.

Para informações sobre Serviços de Limpeza e Conservação, acesse o nosso site: www.makiyamaservicos.com.br


269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page