top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

06 dicas indispensáveis para manter seu Condomínio sempre limpo



Manter seu condomínio sempre limpo pode ser uma tarefa complicada, se algumas dicas não forem seguidas. Conheça nossas seis sugestões, elas são indispensáveis!


Cuidado de todas as áreas

Todas as áreas comuns do condomínio devem receber o mesmo cuidado. Para que isto seja possível, é necessário fazer um planejamento de manutenção e limpeza dos espaços, sem deixar de contemplar todos eles. Contudo, é claro que alguns demandam mais atenção, como o hall de entrada.

Portanto, a rotina de limpeza deve ser feita de modo a deixar o condomínio sempre limpo, destacando alguns ambientes pela alta circulação de pessoas. O hall deve ser higienizado diariamente, mas outras áreas podem ser limpas semanalmente, dependendo do caso.


Atenção com o lixo

Recolher o lixo e fazer a destinação correta é responsabilidade dos zeladores, depois que os moradores fizeram a sua parte. Descuidar dessa tarefa pode trazer insetos, roedores e doenças para o edifício, então é preciso atentar-se para que as lixeiras estejam vazias e para que o descarte adequado seja feito. Além de ser uma questão de higiene, está relacionado à saúde.

Para tanto, o planejamento quanto ao lixo deve seguir os dias de coleta pública, bem como as dicas de separação de materiais (lixo orgânico e reciclável). O local de descarte para posterior coleta deve se manter higienizado, evitando as situações mencionadas acima.


Rotina de higienização diária

Como citamos acima, o hall de entrada é um exemplo de área que deve ser higienizada diariamente, para ter um condomínio sempre limpo. Todavia, você também percebeu que a atenção com o lixo deve ser feita todos os dias. E mais: a manutenção adequada contempla a limpeza diária dos pisos dos elevadores e das escadas de acesso ao prédio, bem como dos equipamentos da portaria e dos objetos de decoração.

Não é necessária a limpeza diária de vestiários, saunas e piscinas, por exemplo, mas todas as áreas comuns devem ser visitadas diariamente para inspeção.


Rotina de higienização semanal

Contudo, as áreas comuns mencionadas acima, bem como quadras, salas de jogos / festas, churrasqueira e playground devem ser limpas semanalmente. As áreas comuns dos andares (escadas, corredores, objetos decorativos) também precisam são mantidas uma vez por semana, assim como os equipamentos como condicionador de ar, ventilador, bebedouro e exaustor.


Rotina de higienização quinzenal / mensal / semestral

Para ter um condomínio sempre limpo, a quinta dica se refere à manutenção feita a cada quinze dias, uma vez ao mês e a cada seis meses. Quinzenalmente deve ser feito enceramento de pisos internos e limpeza de pisos externos com máquina de pressão. Neste mesmo período entra a lavagem dos vidros, janelas e portas das áreas comuns.

Mensalmente recomenda-se a limpeza de garagem e escadas de emergência, bem como de grades e portões. Uma vez por mês é um bom período para lavar cortinas, venezianas e persianas do edifício.

Para finalizar este tópico, a cada seis meses deve ser feita a limpeza dos reservatórios de água e das tubulações.


Mão de obra terceirizada

A sexta dica indispensável para ter um condomínio sempre limpo é a contratação de uma empresa terceirizada de limpeza. Afinal, os funcionários são treinados e conhecem em detalhes essas e muitas outras dicas de manutenção.


47 visualizações0 comentário
bottom of page