top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Manutenção de Caixas D'água e Reservatórios: veja os cuidados necessários



















A manutenção de caixas de água e reservatórios é muito importante, pois a falta dela pode ocasionar diversos problemas de saúde. Alguns, inclusive, podem não ser facilmente identificados. Até mesmo a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou que exista uma periodicidade para a limpeza de qualquer tipo de reservatório de água, que precisa ser realizada no mínimo a cada seis meses. Além da limpeza é preciso realizar a desinfecção dos reservatórios domiciliares.


Para os reservatórios que armazenarem mais que 5.000 litros de água é sugerido que a limpeza e desinfecção seja realizado por uma empresa especializada em limpeza de grandes reservatórios de água.


Para quem deseja realizar a limpeza da sua caixa de água ou do seu reservatório, confira as instruções a seguir:


  • Inicie fechando o registro de entrada de água na casa ou se preferir, amarre a bóia;

  • Não despreze toda a água que está na caixa, utilize-a para executar a limpeza para não colocar água de outra fonte para realiza-la;

  • É preciso deixar no fundo da caixa pelo menos 20cm de água e logo após tampe a saída da caixa de água para utilizar essa quantidade e não deixar que toda a sujeira que está sendo retirada da caixa desça ralo abaixo;

  • Deixe um pano reservado para utilizar na lavagem das paredes e também para o fundo da caixa. Caso a caixa seja de fibrocimento, o pano não será útil, por isso substitua-o por uma escova de fibra vegetal ou até mesmo escova plástica, o mais importante é que ela não solte pedaços. Jamais utilize escova de aço, vassoura, detergente ou outros produtos químicos;

  • Para retirar a água que foi utilizada na lavagem e toda a sujeira, utilize uma pá de plástico, balde e panos, nada além disso. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes. Não esqueça de verificar se ficou algum tipo de resíduo ou algo que possa contaminar a água.

  • Verifique o tamanho da sua caixa de água, pois ainda com a saída da caixa fechada, é preciso adicionar a cada metro cúbico (1.000 litros) de água no reservatório, quatro litros de água sanitária. Esse procedimento leva em torno de duas horas, pois ele também será utilizado para molhar as paredes da caixa de água com ajuda de um balde ou de uma brocha. Esse processo é para desinfecção da caixa.

  • A cada 30 minutos, verifique se as paredes secaram, se sim, realize uma nova aplicação da mistura quantas vezes for necessário no período dentro das duas horas.

  • Essa água não poderá ser utilizada por duas horas. Feito isso, ainda com a bóia amarrada ou com o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie por completo. Para ajudar na limpeza da água de toda a casa, abra todas as torneiras da casa e acione as descargas para limpar totalmente a caixa de água de todos os resíduos. Esta água que está sendo desprezada, pode ser utilizada para lavar o quintal ou pisos.

  • Não esqueça que a tampa também precisa ser limpa, por isso faça a limpeza durante o processo de limpeza da própria caixa de água. Ela precisa estar limpa e seca para ser colocada no local.

  • A caixa de água precisa estar totalmente fechada, para evitar a entrada de insetos e pequenos animais além de impurezas do próprio ar.

  • Por último e não menos importante, não esqueça de anotar do lado externo da caixa d’água a data em que a limpeza foi realizada para que seja possível controlar as datas da limpeza, além disso, deixe um controle dentro de casa sobre a data da limpeza.

  • Agora a entrada já pode ser aberta deixando a caixa encher novamente, essa água poderá ser utilizada normalmente.


Para ter uma limpeza profissional, de qualidade e com segurança, conte com os nossos serviços! www.makiyamaservicos.com.br


639 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page