• maykonmakiyama

Qual a importância do EPI para funcionários da limpeza?



Os equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPI, possuem importância fundamental para algumas funções, como os funcionários da limpeza. Conheça mais sobre o assunto lendo o texto abaixo.


Por que os profissionais de limpeza devem usar EPI?


A rotina dos profissionais de limpeza envolve produtos químicos, partículas de poeira, lixo e detritos. Além disso, eles estão expostos a pisos molhados e trabalho em altura, situações que podem causar acidentes e lesões.

Por conta dos riscos que apresentamos acima, e das substâncias mencionadas anteriormente, é de fundamental importância que as pessoas que atuam na limpeza utilizem equipamentos de proteção individual, de acordo com a sua função. Assim, executarão as suas tarefas sem prejuízo de sua saúde.


Equipamentos comumente utilizados pelos funcionários da limpeza


Esses profissionais costumam utilizar os seguintes EPI em suas rotinas:

- avental e uniforme impermeáveis;

- calçados de proteção;

- luvas;

- máscara;

- óculos de proteção.

O avental e o uniforme devem ser impermeáveis para proteção contra chuva, umidade e produtos químicos. Geralmente os uniformes são macacões resistentes, e eles devem ser produzidos com material que não prejudique a movimentação do funcionário, nem que se rasgue na execução de suas tarefas.

Os calçados de proteção, que também podem ser botas, são obrigatórios na rotina do profissional da limpeza. No caso das botas, necessitam ser impermeáveis quando se lavam pisos, evitando os riscos de derrapagem.

As luvas são essenciais para a rotina do zelador, e seu material de constituição varia de acordo com a tarefa a ser desempenhada. As luvas de látex, por exemplo, servem quando o profissional manipula agentes biológicos, como a água. As de PVC são indicadas para manipular solventes e óleos, e as nitrílicas são recomendadas para utilização com tintas, já que protegem mãos e punhos.

As máscaras e os óculos de proteção são equipamentos imprescindíveis para proteção da face, pois impedem que respingos de produtos cheguem aos olhos, nariz e boca. Os óculos podem ou não ter ventilação, dependendo do serviço a ser executado, evitando o embaçamento.

São equipamentos de fornecimento gratuito pelo empregador ou pelo contratado, no caso de mão de obra terceirizada, e seu uso é obrigatório pelo funcionário, no decorrer de suas funções. Além disso, é importante que os EPI estejam em bom estado de conservação, caso contrário devem ser substituídos.

Equipamentos de proteção para o próximo

Apesar de não serem equipamentos de proteção individual, as placas de sinalização merecem espaço em nosso artigo porque protegem as outras pessoas do ambiente, e também são entregues ao profissional da limpeza, pelo empregador ou pelo contratado pela mão de obra.

Afinal, os calçados de proteção são entregues aos zeladores, mas as demais pessoas que trabalham no ambiente e também os circulantes não estão com calçados adequados para pisos molhados, e eles podem sofrer acidentes enquanto a superfície não seca.

Como você percebeu, os equipamentos de proteção individual são de fundamental importância para o profissional de limpeza, pois garante a integridade de sua saúde no decorrer de suas funções. São obrigatórios e seu uso deve ser fiscalizado, para a segurança de todos os envolvidos.


  • whatsapp branca fina