Makiyama Serviços
22 de ago de 20224 min
Manter qualquer tipo de ambiente limpo e organizado é importante, mas quando se trata de um espaço dedicado à saúde, isso se intensifica! Nesse sentido, um cronograma de limpeza hospitalar é imprescindível.
Mais do que organizar e higienizar esses locais, é necessário desinfetá-los através de técnicas, produtos e periodicidade corretos.
Se você quer saber como elaborar um cronograma eficiente que direcione adequadamente esse processo, continue a leitura deste post até o final.
Um cronograma de limpeza hospitalar é um planejamento que determina quais ambientes serão higienizados e quando isso acontecerá. O documento contempla cada etapa de cada atividade e a frequência de todas elas.
Por meio do cronograma é possível identificar facilmente os níveis de prioridade das tarefas e evitar que determinadas áreas acabem sendo esquecidas no dia a dia. Ou seja, é uma forma de ter controle e clareza sobre clínicas e hospitais.
Além disso, a ferramenta permite que a equipe de limpeza tenha autonomia e conheça os passos que devem ser dados no cotidiano, otimizando a dinâmica e garantindo a segurança de pacientes, profissionais e visitantes.
Se bem elaborado, um cronograma de limpeza hospitalar tem o potencial de economizar materiais, poupar tempo e, o mais importante, prevenir contra contaminações.
Porém, existem outras inúmeras vantagens e dentre elas podemos citar:
Evitar o acúmulo de resíduos;
Facilitar o trabalho de todos os profissionais;
Evitar a impregnação de sujeira;
Manter os espaços limpos por mais tempo;
Otimizar o uso de produtos de limpeza;
Criar padrões e critérios de limpeza.
Diante de todas as vantagens proporcionadas pelo cronograma de limpeza hospitalar, sua relevância se torna bastante evidente.
Afinal, se a limpeza doméstica já é um assunto que deve ser tratado com seriedade, imagine quando estamos falando sobre espaços contaminados, com presença de bactérias e dedicados ao tratamento de doenças.
Por isso, o cronograma é um instrumento primordial na hora de estabelecer normas e critérios de higienização.
Exigido pela Vigilância Sanitária (VISA), o documento conta com um conjunto de medidas capaz de eliminar ou reduzir os riscos à saúde, como infecções e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, por exemplo.
De tal modo, é essencial, para o correto desenvolvimento do cronograma, que sejam conhecidos todos os tipos de limpeza hospitalar (como a terminal e a concorrente).
A fim de reforçar a importância da sistematização, por meio de um cronograma, na hora de limpar ambientes hospitalares, listamos algumas das inúmeras atividades desempenhadas nesse contexto.
Confira:
Reunir o material que será usado no carrinho de limpeza e deixá-lo do lado da porta de entrada do ambiente, sempre do lado de fora;
Realizar a desinfecção/descontaminação de matéria orgânica com produtos específicos;
Trocar as luvas para execução das demais etapas;
Retirar o lixo do local e lavar as lixeiras;
Repor os sacos de lixo;
Iniciar a limpeza pelo mobiliário, utilizando solução apropriada para a remoção de microorganismos;
Limpar portas, visores, maçanetas e janelas;
Passar pelo menos dois panos úmidos no piso;
Lavar o banheiro iniciando pela pia, passando para o vaso sanitário e chegando, enfim, ao piso e ralos. Não esquecer do porta papel higiênico, porta toalha, espelho e válvula de descarga;
Repor os produtos de higiene pessoal (sabonete, papel higiênico, etc.);
Trocar as soluções dos baldes sempre que necessário.
Agora que você entendeu o que é um cronograma de limpeza hospitalar e a sua importância, chegou o momento de aprender a desenvolvê-lo.
Com base em 4 passos é possível começar a elaborar o documento:
O primeiro passo para desenvolver qualquer tipo de cronograma é listar tudo o que deve ser feito. Por isso, use um papel ou uma planilha no computador para anotar todas as tarefas de limpeza que devem ser executadas.
Em seguida, estabeleça a ordem de prioridade de cada uma delas.
Feito isso, defina em quais dias as atividades serão realizadas, tendo como base os níveis de prioridade que foram estabelecidos para elas.
Embora seja válido usar o bom senso, existem documentos oficiais, como o Manual de Higiene, Limpeza, Desinfecção e Esterilização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que auxiliam nessa missão.
Na sequência, depois de visualizar tudo o que precisa ser feito e seus respectivos dias e horários, é fundamental saber se os produtos e utensílios exigidos na limpeza e higienização estão disponíveis.
Sendo assim, certifique-se de que sua equipe tem tudo o que precisa para desenvolver um bom trabalho.
Alguns itens indispensáveis são:
Panos de chão;
Vassouras;
Aspirador de pó;
Baldes;
Sabão;
Escovas e esponjas;
Desinfetantes;
Álcool 70%;
Produtos específicos;
Desinfetantes;
Rodo.
Por fim, comece a testar o cronograma na prática. Analise se a rotina criada está coerente e fluida.
Procure fazer essa checagem com bastante cuidado e atenção, levando em consideração os critérios de higienização para áreas hospitalares.
Caso identifique inconsistências ou melhorias no processo, a atualização do documento deve ser feita de forma planejada.
Criar um cronograma consistente é elementar para qualquer tipo de atividade, seja uma limpeza diária, semanal ou mensal de qualquer ambiente. Além disso, toda atividade deve ser realizada com técnica e estratégia.
Entretanto, locais onde existem maiores riscos de contaminação, devem receber o dobro de atenção e cuidados.
De tal modo, elaborar um bom cronograma não é o suficiente para garantir que os serviços de higienização e desinfecção sejam bem executados. É fundamental também, que a equipe de limpeza seja qualificada e treinada.
Caso contrário, todo estudo será perdido devido à falta de preparo dos colaboradores envolvidos.
Portanto, conte com uma empresa especializada no assunto e evite ter que lidar com esse tipo de problema. Contrate quem tem experiência na área e conhece exatamente cada etapa do processo.