top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Terceirização de Limpeza e Conservação como fator relevante para os negócios


Terceirização é a transferência de atividades para terceiros. Essas atividades podem ou não fazer parte do negócio principal da empresa. A terceirização pode ser considerada uma tendência moderna que consiste basicamente na concentração de esforços para que algumas atividades sejam executadas com excelência. É possível entender como um processo de criação de parceria que concentra apenas as principais tarefas que são diretamente ligadas ao negócio em questão.

























Apesar de ser um processo que vem sendo utilizado como uma ferramenta administrativa valiosa há muitas décadas, só agora que ela veio com mais força aquecendo diversos setores, mas nota-se um aumento na terceirização de serviços de limpeza e conservação com o crescimento do número de imóveis, residenciais e corporativos atrelado à falta de tempo, a demanda por serviços de limpeza e conservação vêm numa crescente. O que facilita o processo de contratação desse tipo de serviço é a versatilidade que engloba:

  • Mensalistas para Limpeza e Conservação;

  • Diaristas para Limpeza;

  • Serviços de Jardinagem;

  • Serviços Gerais;

  • Serviços mais específicos como Limpeza de Caixas D'água e Reservatórios;

  • Faxina;

  • Zeladoria;

  • Lavações Externas (como muros, fachadas, calçadas, estacionamentos, etc).


A grande explosão dos serviços de terceirização de mão de obra ocorreu nas áreas de conservação e serviços gerais, onde as empresas possuíam mais carência nesses setores. Dessa forma, foi possível melhorar serviços internos além de oferecer melhores serviços aos clientes, independente do ramo de atuação.


Vamos listar algumas vantagens de terceirizar serviços de limpeza:


  • Focar nos negócios: quando você terceiriza um serviço, você está passando diversas responsabilidades para a empresa contratada para a sua realização, logo o empresário poderá focar na qualidade do seu negócio, fazendo uma gestão melhor e oferecendo produtos com mais qualidade, já que ele não precisará se preocupar com aquele setor que foi terceirizado.

  • Redução de desperdícios: com a terceirização de serviços, principalmente nas áreas de limpeza e conservação, a empresa tem uma redução significativa de custos bem como de materiais que antes eram desperdiçados. Assim é possível obter uma redução significativa de desperdícios, visto que ficará a cargo da empresa contratada fazer a gestão do material.

  • Aumento da empregabilidade: com a criação da terceirização de serviços dentro de uma empresa, você está imediatamente aumentando a demanda para aquela área, dando a possibilidade de geração de empregos para atender ao contrato da empresa contratada para prestar o serviço em questão. Novas oportunidades serão criadas para atender essa demanda logo, indiretamente, você estará contribuindo para aumentar a quantidade de oportunidades oferecidas em na região onde sua empresa atua.

  • Redução de custos: quando você terceiriza um serviço, você estará deixando de ter responsabilidade legal sobre aquela área, logo todos os custos operacionais, empregatícios não serão mais de sua responsabilidade, fazendo com sua despesa mensal seja reduzida drasticamente e possibilitando que você consiga reduzir bastante seus custos.


Pontos importantes sobre terceirização de mão de obra nas áreas de limpeza e conservação


É muito importante buscar empresas que possuam referências anteriores, para que você possa comparar os serviços prestados e conseguir diferenciar as empresas que estarão na concorrência pelo seu contrato.  É importante verificar também se a quantidade de pessoas que serão utilizadas na prestação de serviço é maior ou igual à sua demanda, pois isso evita que possíveis ausências venham a comprometer o seu serviço.


A empresa terceirizada precisa oferecer um efetivo que seja compatível com o tamanho da sua empresa, para que você possa ter um serviço de qualidade, evitando que você perca qualidade após a terceirização de serviços. O importante é que a qualidade do serviço prestado seja melhor ou igual ao que era feito pela sua empresa antes da terceirização.

Procure por empresas que ofereçam o melhor custo benefício, pois elas precisam atender a sua demanda com qualidade, porém precisa cobrar um valor que seja vantajoso quando comparado a contratação direta desses serviços.


Todos esses pontos precisam ser levados em consideração na hora de escolher a empresa que irá prestar o serviço contratado, a terceirização precisa trazer vantagens e não apenas uma troca.


Quer saber mais? Fique ligado em nosso Blog sobre Limpeza!

7 visualizações0 comentário
bottom of page