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Os principais erros na execução de contratos de limpeza terceirizada

contrato equipe de limpeza


Ao contratar serviços de limpeza terceirizada, é preciso tomar diversos cuidados no que diz respeito ao contrato. Entretanto, nem todo gestor possui os conhecimentos necessários para lidar com essa área de atuação, e isso é normal.

O acúmulo de funções da gestão acaba deixando grande parte da empresa sobre as costas do responsável, e alguns erros de contrato podem acabar acontecendo.

Para evitar isso, trouxemos hoje os principais erros na execução de contratos de limpeza terceirizada para que você fique salvo deles.

Os erros mais frequentes em contratos de limpeza terceirizada

1 - Priorizar quantidade sobre resultados

A quantidade de profissionais que você tem trabalhando a seu dispor nem sempre representa o resultado que você espera. Uma equipe menor pode, muitas vezes, ser mais eficaz, por conseguir controlar melhor os processos.

Da mesma forma, não adianta ter uma equipe muito pequena para espaços muito grandes. Por isso, um dos principais erros na execução de contratos de limpeza terceirizada é priorizar a quantidade de profissionais sobre os resultados.

Permita que os analistas do prestador de serviços indiquem qual o quadro ideal de profissionais para realizar a limpeza.

2 - Interferir nas decisões administrativas da terceirizada

Este é um dos principais erros na execução de contratos de limpeza terceirizada, sendo muito comum. A grande maioria dos gestores entende que, uma vez que a equipe está trabalhando para ele, é cabível que o próprio gestor aplique medidas administrativas ou interfira em fatores como férias, remanejamento, advertências, entre outros.

Na verdade, o contratante não tem poder sobre os colaboradores neste sentido. O máximo que pode ser feito é uma solicitação para que a terceirizada troque o quadro de funcionários, se o gestor não estiver contente com eles.

O respeito à hierarquia da terceirizada, que deve passar pelos líderes da mesma, evita problemas nas relações interpessoais, comunicação, motivação, redução de produtividade e perda de talentos.

3 - Interferir na execução do serviço

Não existe ninguém melhor do que um profissional para saber como trabalhar em sua própria área de atuação. Mesmo assim, interferir na técnica dos profissionais ainda é um dos principais erros na execução de contratos de limpeza terceirizada.

O gestor não deve questionar ou instruir os profissionais quanto à forma que realizam o serviço. Por respeito, muitas vezes esses profissionais acabam acatando as ordens, mas elas não representam a melhor forma de executar as atividades.

Esses profissionais são capacitados e treinados para lidar com as mais diversas situações de limpeza e conservação. Cabe ao gestor, uma vez que contratou a terceirizada, confiar na capacidade de seus profissionais.

4 - Participar do processo de seleção da equipe

Novamente, um grande erro na execução de contratos de limpeza terceirizada é participar da seleção dos profissionais que farão parte da equipe. O gestor da empresa está do lado de fora da terceirizada e, por isso, não conhece as aptidões de cada profissional tão bem quanto a contratada.

Deixe que a terceirizada diga qual é a melhor equipe para tomar conta do seu estabelecimento. A função dos gestores da contratada é garantir que você receba uma equipe 100% eficaz, de alta performance e que se encaixe em seu modelo de negócio.

5 - Divergências entre o gestor do contrato e a área contratante

É comum, principalmente em empresas de médio e grande porte, que a área de suprimentos seja a contratante da terceirizada, mas a área de operações esteja responsável pelo gerenciamento do contrato.

Isso causa um grande desgaste para todas as partes, visto que as expectativas das duas áreas podem ser diferentes. Para evitar que ocorra esse erro na execução do contrato de limpeza terceirizada, certifique-se de alinhar os procedimentos com a área contratante diretamente.

6 - Criar relações pessoais com a equipe

Não estamos nos referindo a relações amorosas, apesar de possíveis. Uma simples amizade com os profissionais pode colocar em risco toda a operação. Os colaboradores acabam se sentindo protegidos, à vontade e tendem a deixar a desejar na qualidade de seus serviços.

Para evitar este, que é um dos principais erros na execução de contratos de limpeza terceirizada, basta se ater ao trabalho e manter os colaboradores com a mesma noção.

7 - Realizar solicitações indevidas

Muitas vezes o gestor acaba solicitando a realização de serviços ou entrega de materiais que não estão previstos no planejamento do escopo de trabalho. Com isso, ocorre desgaste entre as partes, além de poder haver uma cobrança extra no final do período.

Por isso, é importante realizar o planejamento com plena noção do que está incluso e o que não está. Assim, você evita esse erro na execução de contratos de limpeza terceirizada e garante um bom relacionamento com a contratada.

Depois de conhecer os principais erros na execução de contratos de limpeza terceirizada, conheça os serviços da Makiyama em Joinville e tenha uma equipe eficaz em sua empresa!

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