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Melhores práticas para implantar o serviço de limpeza terceirizada


A contratação do serviço de limpeza terceirizada não é a única etapa deste. Além de garantir que tudo esteja nos conformes no contrato, também são necessárias algumas ações no momento da implantação da equipe no local.

Com as melhores práticas para implantar o serviço de limpeza terceirizada, tanto contratante quanto contratada conseguem estabelecer uma boa relação e os melhores parâmetros de trabalho.

No post de hoje, você verá quais são estas práticas e ações para poder implantar o serviço de limpeza terceirizada da melhor forma possível.

Práticas e ações para implantação do serviço de limpeza terceirizada

1 - Comunicação com sua própria equipe

Antes mesmo de implantar o serviço, é aconselhável que você converse com sua equipe para comunicar a todos que haverá a implantação de novo pessoal para tomar conta das tarefas de limpeza e conservação.

Dessa forma, você garante que não haverá surpresas ou incômodo, já que todos estarão cientes de que, em determinada data, uma nova equipe estará circulando pelo local. A comunicação sempre foi fundamental, e no momento de implantar uma nova equipe de trabalho não deve ser diferente.

2 - Apresentação dos espaços

Seja uma equipe completa ou somente um líder, é necessário apresentar suas dependências à equipe da contratada. Isso pode ser feito com a equipe completa logo no primeiro dia de trabalho ou, se possível antes disso. Também pode ser feito com o líder da equipe, que transmitirá os conhecimentos aos outros.

Apresentar os espaços é uma das melhores práticas para implantar o serviço de limpeza terceirizada, já que a equipe deve conhecer o lugar onde vai trabalhar. Nesta etapa, quaisquer peculiaridades dos ambientes devem ser apresentadas também, como um piso trincado, uma porta que não fecha corretamente ou uma torneira que está emperrada.

3 - Análise de todas as áreas

Depois de apresentados os espaços, será feita uma análise da área. Isso acontece em dois níveis: área total e ambiente por ambiente. É importante que a contratada analise todos os ambientes separadamente, para verificar quais as melhores formas de trabalhar em cada um deles.

Da mesma forma, é analisada a área total das suas dependências, verificando as melhores rotas e alternativas que farão a diferença durante a execução.

4 - Planejamento de cronograma

O planejamento do cronograma é essencial para que a equipe saiba como deve proceder a cada dia da semana. Na elaboração desse cronograma, a assistência do contratante pode ser requerida, já que é ele quem tem maior conhecimento sobre os espaços.

O cronograma deve ser planejado de forma que todos os espaços sejam tratados sem atrapalhar as atividades do restante da equipe, ou o tráfego de pessoas no local.

Isso inclui dias e horários para o início e conclusão das atividades em cada ambiente. Cada espaço possui suas próprias especificações quanto aos melhores métodos e produtos que devem ser utilizados. Por isso, o planejamento de cronograma é uma das melhores práticas para implantar o serviço de limpeza terceirizada.

5 - Definição do local da despensa de limpeza

A despensa de limpeza é o famoso “quartinho da limpeza”, onde ficam guardados os materiais e equipamentos utilizados pela equipe. O local onde esses materiais ficarão deve ser disponibilizado pelo contratante, ao passo que a preparação do local e montagem do espaço fica ao encargo da contratada.

Definir de forma correta esse local está entre as melhores práticas para implantar o serviço de limpeza terceirizada. A despensa de limpeza deve estar em um local de fácil acesso pela equipe, perto de rotas de tráfego principal e deve ter um tamanho, no mínimo, razoável.

6 - Mapeamento crítico

O mapeamento crítico é feito tanto pelo conhecimento dos técnicos da terceirizada quanto pela assistência do gestor do local. Serão elencados os locais críticos para que o serviço seja realizado numa ordem de prioridade.

Porém, caso necessário, outro ambiente pode receber um serviço de emergência, independente do mapeamento crítico. O intuito do mapeamento é mostrar à equipe quais ambientes devem receber maior atenção, e quais podem esperar, caso seja necessário.

7 - Entrega de produtos e equipamentos

A última das melhores práticas para implantar o serviço de limpeza terceirizada é diretamente relacionada à última etapa do processo de implantação, antes do início das atividades.

A entrega de produtos e equipamentos será agendada pela contratada de acordo com a disponibilidade dos fornecedores. Cabe ao gestor fazer o recebimento da entrega e seguir as orientações para armazenagem.

Em certos casos, determinados materiais terão que ser entregues mais vezes na semana, por conta do espaço limitado na despensa de limpeza.

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