top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

Dicas de manutenção de jardins e áreas verdes





















Dentro de um plano de limpeza e conservação, também pode estar inclusa a conservação de áreas verdes. Os jardins e áreas verdes, independentes de sua localização, precisam constantemente de manutenção. Do contrário, podem acabar ficando comprometidos pela falta de cuidados.


Ter um jardim significa dedicação e manejo que em algumas vezes pode até ser diário. Algumas flores, por exemplo, necessitam que sejam regadas quase que diariamente. E nestes casos é importante que o profissional que vá cuidar do jardim e da área verde tenha conhecimento sobre flores, árvores, época certa de podar além de outros cuidados importantes.


Dicas básicas de manutenção de jardins e áreas verdes


● Plantas daninhas: o que pode comprometer o crescimento fértil de outras plantas e flores podem ser as plantas daninhas. Além de danificar as flores e plantas, ela também apresenta um aspecto negativo no que tange o visual. Não é muito bonito ver um jardim cheio de plantas daninhas. E em determinadas épocas, as plantas daninhas crescem rapidamente e se proliferam. E se nestes casos não houver manejo e limpeza, o jardim pode ser prejudicado.


● Terra adubada: não basta apenas plantar as flores e plantas e achar que vão crescer. Se a terra estiver fraca ou pouca adubada pode ser até que algumas flores não se desenvolvam tão bem neste espaço. Desta forma, é importante que a terra do local seja adubada pelo menos 3 a 4 vezes ao ano. A terra adubada pode ser comprada em agropecuárias e até floriculturas.


● Podar: a poda é importante para algumas espécies de plantas. Neste sentido, ela necessita da capacitação de um profissional que possua conhecimento para fazer a poda corretamente. Caso não o faça, pode até matar a planta.


● Regar: as plantas precisam ser regadas pelo menos uma vez por semana. Outras até necessitam que sejam regadas mais vezes, outras já não precisam ser regadas. Então é bem variável. É preciso observar como as plantas ficam quando são regadas. Se ficam com aspecto de murchas ou um aspecto mais bonito. Aqui também é importante que o funcionário tenha conhecimento sobre a variedade de plantas. Algumas que são molhadas muito podem até morrer.


● Pragas: é inevitável que as pragas apareçam. Por isso, é importante o controle e o manejo das pragas, caso contrário elas podem matar as plantas. Alguns venenos podem ser feitos em casa mesmo, de forma mais medicinal e outros você poderá comprar em floriculturas ou agropecuárias.


● Inverno: em regiões que sofrem mais com o frio, o jardineiro precisa prestar atenção em formas de como irá proteger as plantas.


Dicas Gerais


● Antes de comprar alguma planta para o jardim verificar se essa planta se adapta para a sua região. O ideal é comprar flores de acordo com cada estação do ano.


● Em condomínios a dica é investir no plantio de flores menores. Elas não ocupam tanto espaço e dão um aspecto visual bem positivo para o espaço.


● No verão e na primavera as flores são regadas com mais frequência. Já no inverno e outono, menos. Mas isso depende da região que você mora.


● Em condomínios evite plantar flores com espinhos que possam acabar machucando crianças. Ou quando forem plantadas que fiquem em um espaço onde crianças não possam tocar.


● O gramado precisa ser cortado constantemente. Se a grama ficar muito grande acaba dando um aspecto de jardim ou área verde abandonada.


Cuidar de jardim e área verdade dá trabalho. Para poder usufruir destes espaços é preciso que eles sejam bem cuidados. Prestar atenção também da poda em árvores com risco de queda. É preferível conversar com alguém que entenda do caso para saber como proceder. Com essas dicas você poderá usufruir de um bom jardim e de uma área verde!


Para saber mais sobre Limpeza e Conservação visite o nosso site: www.makiyamaservicos.com.br


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page