A manutenção de condomínios não é uma tarefa fácil, já que é necessário manter o local sempre limpo e organizado, quando há constante circulação de pessoas. Por esse motivo, exploraremos abaixo como é feito esse serviço e por que, preferencialmente, deve ser feito por profissionais especializados no assunto.
A Limpeza em Condomínios
Ao entrar em um ambiente, as pessoas gostam de ver que ele está limpo e organizado, com cheiro de limpeza. Isso é imprescindível quando o local em questão é um condomínio, que recebe muitas pessoas todos os dias, sejam elas moradores, visitantes, prestadores de serviço, etc.
As áreas comuns não podem conter lixo ou poeira, e o mesmo vale para corredores e o hall. Todo o piso deve ser varrido, passado pano umedecido e desinfetado, garantindo a saúde e segurança de quem passar pelo local.
Para que isso aconteça, são necessários três tipos de limpeza:
Limpeza geral, que acontece nas áreas comuns, com frequência variável. Ou seja, pode ser diária em alguns quesitos, mas semanal em outros. Exemplo: lavação do piso;
Manutenção de condomínios, isto é, limpeza leve, feita diariamente, até mesmo mais de uma vez por dia, visando manter as áreas limpas. Exemplo: varrição dos corredores;
Conservação: feita no horário comercial, com o objetivo de deixar o ambiente mais higienizado. Exemplo: coleta das lixeiras.
Roteiros de Limpeza
Os três tipos mencionados acima fazem parte do roteiro de limpeza. Diariamente devem ser limpos o hall de entrada, os elevadores, os banheiros, as escadas, os objetos de decoração, as áreas de lazer externas, etc.
Semanalmente é o momento de limpar as áreas de lazer internas, os móveis, as vidraças. De quinze em quinze dias recomenda-se higienizar paredes e pisos, que devem ser encerados, de preferência.
Horários Recomendados
A manutenção de condomínios precisa ser feita conforme as recomendações acima, sem perturbar a rotina das pessoas que circulam pelo local. Por isso, sugere-se que seja feita em horário de menor movimento, como no período vespertino, e antes das oito horas, no final de semana.
Responsáveis pela Limpeza
Essa tarefa precisa feita por pessoas instruídas para a limpeza adequada, visando à saúde e segurança dos habitantes. Porém, a quantidade de trabalhadores varia de acordo com alguns quesitos, como:
Tipo de piso das áreas comuns e do hall de entrada;
Utilização dos elevadores e do salão de festas;
Existência de área de lazer interna ou externa e frequência de utilização.
Quem Pode Fazer a Limpeza?
A limpeza pode ser feita por um funcionário contratado, como um diarista, mas recomenda-se que seja realizada por equipe especialista terceirizada, que é capacitada para atender o edifício em suas necessidades, em todos os tipos de limpeza.
O profissional responsável pela manutenção de condomínio sabe quais são os momentos estratégicos para limpar os ambientes sem perturbar a rotina de quem circula pelo local, além de conhecer os produtos e equipamentos adequados para o seu serviço.
Além disso, são de responsabilidade da empresa que o contratou, e não do edifício. Dessa forma, o condomínio recebe apenas o benefício, enquanto a empresa arca com as responsabilidades. Por todos esses motivos, é recomendada a terceirização de limpeza em prédios. Faça o seu orçamento e comprove!
Comments