top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

A importância da conservação de áreas verdes e jardins





















No mundo cada vez mais moderno, as áreas verdes estão sumindo à medida em que as cidades crescem e a globalização está se tornando realidade na vida das pessoas. Apesar de não parecer importante, a limpeza e conservação das áreas verdes são de extrema importância, pois ajuda em diversos setores da vida cotidiana.


As áreas verdes urbanas são consideradas praças, jardins, complexos recreativos, cemitérios, áreas de lazer em condomínios, florestas e parques que estão compreendidos dentro do espaço urbano. Existem cidades onde essa preocupação com a conservação das áreas verdes e vegetação nativa daquela região é maior. Já outras não possuem tanta preocupação, pois estão apenas pensando em aumentar o espaço para criar novas construções e assim promover seu desenvolvimento econômico.


Em algumas cidades brasileiras, a conservação das áreas verdes são prioridade do governo como, por exemplo o Rio de Janeiro, que possui diversos espaços públicos com grandes áreas verdes e conservadas, como:


  • Parque Lage;

  • Floresta da Tijuca;

  • Vargem Grande;

  • Praça Paris;

  • Quinta da Boa Vista;

  • Bosque da Barra.


O que a manutenção dessas áreas verdes em grandes espaços urbanos pode trazer para você e sua família, qual é a sua importância?

1. Purificação do ar


Quanto mais urbanizada for a cidade, maior será a emissão de gases tóxicos que fazem com que o ar fique cada vez mais poluído. A conservação das áreas verdes, servem como um grande filtro, reduzindo a poluição, atuando como um filtro natural, deixando o ar muito mais puro e leve. Fato esse que não ocorre em cidades como São Paulo, que não possui tantos espaços verdes preservados. É possível perceber a poluição do ar ao chegar em cidades como SP, pois o tempo está sempre mais cinzento que os demais locais.


2. Redução do calor


Em cidades como o Rio de Janeiro, onde as temperaturas no verão podem alcançar até 45 graus, a importância das áreas verdes para reduzir um pouco o calor é de suma importância. Todo local que possui algumas árvores são naturalmente mais frescos e úmidos que os locais onde apenas o cimento impera como é o exemplo das grandes capitais.


3. Diminuição de doenças respiratórias


Com o aumento da umidade do ar e da purificação, os problemas de saúde que são causados pelo excesso de poluição são reduzidos drasticamente, da mesma o ar não será tão seco a ponto de causar problemas respiratórios, como rinite alérgica, bronquite e até mesmo asma. As crianças sofrem muito mais os efeitos maléficos da falta de áreas verdes nas grandes cidades, pois começam a sofrer os efeitos desde muito pequenos.


As áreas verdes também precisam de cuidados para que se mantenham saudáveis, evitando que se acumule lixo e outros problemas que podem ocorrer principalmente em grandes cidades. Portanto, veja alguns cuidados que são necessários para manter as áreas verdes limpas, seguras e prontas para serem aproveitadas por todos:

Realizar podas de árvores que possuem galhos secos ou pedaços que possam estar lascados ou podres de forma periódica.


  • Realizar a extração de árvores que possam oferecer algum tipo de risco de queda ou qualquer outro risco que pode comprometer a saúdes daqueles que frequentam aquele espaço;

  • Realizar a substituição de árvores que foram removidas por novas árvores, afim de manter o espaço o mais verde possível;

  • Realizar periodicamente a poda de levantamento de copa das árvores;

  • Cuidar para que não ocorram pragas e possíveis doenças que possam comprometer a saúde das arvores e plantas;

  • Manter a capina do gramado sempre em dia e realizar podas das plantas arbustivas para que elas mantenham sua beleza;

  • Priorizar as plantas nativas, porém diversificar as espécies de plantas.


Makiyama Limpeza e Conservação. Conheça os nossos serviços: www.makiyamaservicos.com.br


94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page