top of page
  • Foto do escritorMakiyama Serviços

7 Problemas que podem ser eliminados através da terceirização

Conheça alguns problemas que podem ser eliminados através da terceirização de serviços nas empresas.


A terceirização de serviços é um modelo de trabalho bastante difundido no Brasil. Este modelo conquistou espaço devido a diversos benefícios e vantagens que traz para as empresas.


Entretanto, além desses benefícios e vantagens, o serviço terceirizado ainda consegue eliminar alguns problemas comuns de empresas que não têm costume de contratar esses profissionais.


No post de hoje, vamos te mostrar quais são esses problemas e como a terceirização pode eliminá-los de vez. Acompanhe!


Quais são os problemas que a terceirização pode eliminar?


1 - Rotatividade

Embora a rotatividade não possa ser essencialmente eliminada em nenhuma empresa, a terceirização contribui para que ela cause um impacto muito menor do que geralmente causaria se fosse uma contratação direta.


Quando um colaborador é desligado, outro deve assumir seu lugar. Em uma contratação direta, isso significa não somente cuidar de todos os trâmites do desligamento, mas também da nova contratação e treinamento para o colaborador novo.


Já na terceirização de serviços, basta que a prestadora substitua o profissional por outro. A contratante não precisa se preocupar com mais nada. Geralmente, todos os profissionais são qualificados e treinados para executarem seus serviços. Portanto, não haverá qualquer impacto significativo para a contratante.


2 - Falta de qualificação

Às vezes, você encontra em um processo seletivo um candidato que parece ser quase perfeito. E o “quase” diz respeito à falta de qualificação, motivo pelo qual será necessário aplicar um treinamento ou curso preparatório. Isso demanda tempo, recursos financeiros e alto investimento de energia de trabalho.


Porém, se a empresa optasse por contratar uma terceirizada, o profissional já chegaria pronto, capacitado e treinado para as situações que vai enfrentar. Não seria necessário investir nenhum tipo de esforço para que o colaborador esteja pronto para trabalhar. Este é um dos principais problemas que podem ser eliminados através da terceirização de serviços.


3 - Dificuldade na flexibilização de equipes

A flexibilização de equipes é a capacidade de aumentar ou diminuir o tamanho de uma equipe de acordo com a demanda que a empresa recebe. Ter mais funcionários do que o necessário é um investimento perdido, ao mesmo passo que ter menos é arriscado demais.


O ideal é sempre o equilíbrio, algo que pode ser difícil de conseguir se você tiver que contratar e demitir frequentemente. Contudo, se você optar pela terceirização, não terá este problema.


A terceirização permite que você modifique o tamanho da equipe conforme for necessário. É possível fazer isso a qualquer momento. Além de ser muito mais rápido e prático, é uma grande economia, já que você não precisa arcar com demissões e contratações.


4 - Economia

Aproveitando o gancho do tópico anterior, vamos falar sobre a economia. Contratar funcionários por conta própria é altamente custoso. Além do salário, é necessário pagar benefícios e burocracias extras.


As demissões também são custosas, visto que a empresa tem uma demanda de obrigações a serem pagas ao colaborador que está sendo desligado. Então, eis mais um problema que pode ser eliminado através da terceirização.


Contratar funcionários terceirizados é mais barato e mais fácil. Basta o pagamento de uma mensalidade à prestadora e esta se encarrega do pagamento do salário e dos benefícios aos colaboradores. Todas as outras obrigações financeiras também estão a encargo da prestadora.


5 - Burocracia excessiva

Ninguém gosta de burocracia, mas, infelizmente, ela é necessária em diversos momentos de nossas vidas. Contratações e demissões são dois destes momentos. Exceto, é claro, se você optar por terceirizar os serviços da sua empresa.


Neste caso, basta a assinatura de um contrato com a prestadora. Toda a burocracia com funcionários, material de trabalho e insumos virá por parte da prestadora. Isso te deixa livre para investir em outras áreas e elimina uma grande carga de burocracia.


6 - Dificuldade para crescer

Crescer pode ser difícil se você não terceirizar os serviços da sua empresa. Essa dificuldade é um dos problemas que podem ser eliminados através da terceirização.


Para que uma empresa cresça, é necessário investimento financeiro e também planejamento. O investimento financeiro nem sempre é a parte mais difícil, mas a estrutura da empresa é o que a impede de crescer.


Na terceirização, você consegue expandir rapidamente suas equipes em menor tempo, o que te dá mais capacidade para atender demandas cada vez maiores. Assim, o crescimento acontece de forma mais natural.


7 - Dificuldade na limpeza e conservação

A limpeza é um dos serviços que podem ser terceirizados em toda e qualquer empresa. Ao fazer isso, você está garantindo que o serviço prestado terá mais qualidade, já que os profissionais são qualificados e treinados para saber como limpar cada superfície diante de cada tipo de sujeira.


Além disso, a economia com materiais e produtos de limpeza gera crescimento financeiro, que pode ser investido de várias outras formas. Você não apenas garante que a limpeza será impecável, como também se beneficia de diversas outras maneiras.


53 visualizações0 comentário
bottom of page