• maykonmakiyama

5 erros de limpeza que você comete e não sabe



Limpeza pode ser algo bastante simples, mas dependendo do seu conhecimento sobre o assunto, existem alguns erros que podem prejudicar o seu ambiente sem você saber. Ninguém é obrigado a saber de tudo, mas é importante que você se atente a alguns detalhes.


Esses são detalhes que podem danificar gradativa e permanentemente as superfícies ou utensílios. Por isso, tire um tempo para ler as dicas abaixo e, se você pratica algum desses erros, mude sua estratégia de limpeza.


Aqui estão 5 erros de limpeza que você comete e não sabe


1 - Ignorar os danos da palha de aço


Sim, a palha de aço é excelente para limpar superfícies mais difíceis, especialmente se houver alguma sujeira bastante resistente. Manchas e pequenas crostas são facilmente removidas com o auxílio de uma palha de aço.


Entretanto, ignorar os danos da palha de aço é um erro de limpeza que você comete e não sabe. Devemos tomar 2 cuidados com seu uso. O primeiro e mais óbvio é que a palha de aço é basicamente uma esponja agressiva. Em outras palavras, ela pode deixar superfícies riscadas com facilidade.


Outro ponto que passa despercebido é que a palha de aço enferruja rapidamente. Poucos minutos na água já são suficientes para a ferrugem aparecer. Por isso, tenha cuidado redobrado.


Não use a palha de aço se você tiver algum machucado exposto que não possa ser coberto com luvas ou roupas. Evite passar a palha de aço em superfícies suscetíveis a riscos.


Sobretudo, não reutilize a palha de aço, especialmente na lavagem da louça de cozinha.

A ferrugem pode permanecer nos utensílios, sendo um grande perigo para a saúde de sua família. Para finalizar, a palha de aço pode danificar permanentemente mármores e esquadrias. Portanto, cuidado em dobro!


2 - Não seguir a ordem correta


Outro erro de limpeza que você comete e não sabe é começar a faxina limpando o chão. Acontece que, enquanto você limpa o chão, a poeira que está nos móveis cai e deixa o chão sujo novamente.


O correto, portanto, é iniciar a limpeza de cima. Se precisar limpar o teto, comece por ele. Em seguida, as paredes. Depois, os móveis, do mais alto para o mais baixo e, somente então, o chão.


Uma boa dica é limpar o teto, paredes e móveis de todos os cômodos e só depois começar a limpar o chão, sempre do ambiente mais interno da casa para o mais externo.


3 - Usar produtos multiuso indevidamente



Os produtos multiuso são ótimos para qualquer tipo de limpeza, certo? Errado! Apesar de muitas pessoas utilizarem esse produto em praticamente tudo o que têm em casa, isso é um erro de limpeza que você comete e não sabe.


Acontece que esses tipos de produtos só podem ser utilizados em superfícies laváveis, como cerâmicas, paredes e plásticos. Madeiras, metais e tacos não se dão bem com esses produtos e podem ficar manchados.


Eletrodomésticos também devem ser evitados. A princípio, nada acontece. Porém, com o passar do tempo, os eletrodomésticos que eram brancos começam a ficar amarelados devido ao excesso de limpeza com produtos multiuso. Ao invés disso, use detergente neutro.


4 - Usar sabão em pó nos pisos


Aqui está mais um erro de limpeza que você comete e não sabe. Este é um erro muito comum. O sabão em pó parece inofensivo e deixa o piso bem limpo. Entretanto, ele traz malefícios permanentes.


A fórmula do sabão em pó tem pH extremamente alcalino, semelhante ao da soda cáustica. Isso faz com que ele provoque corrosão e o aparecimento de micro buracos no piso, que podem ser local de alojamento de microrganismos, como bactérias.


Você pensará que o piso está limpo, quando, na verdade, existem bactérias se proliferando ali. A melhor alternativa para limpar pisos é utilizar um bom detergente de pisos neutro.


5 - Usar álcool e cloro da forma errada


Mais um erro de limpeza que você comete e não sabe diz respeito ao uso de álcool e cloro na limpeza. O álcool não pode ser utilizado em superfícies emborrachadas. Preste atenção, pois muitas vezes pensamos que uma superfície não é emborrachada, mas esquecemos que um pequeno detalhe desse item possui uma parte de borracha.


Para que o uso do álcool seja eficiente, é necessário passar sobre o local no mínimo 3 vezes.


Já o cloro é um produto químico altamente corrosivo e não deve ser utilizado em superfícies metálicas, como aço inox, alumínio ou ferro. Tenha cuidado com os ralos, pois alguns são feitos desses materiais.


E esses são os 5 erros de limpeza que você comete e não sabe. Para os melhores resultados e para evitar qualquer erro que possa ocorrer, contrate sempre uma equipe profissional de limpeza. Para isso, conte com a Makiyama!

15 visualizações
  • whatsapp branca fina