Makiyama Serviços

16 de abr de 20203 min

Como otimizar a produtividade em minha empresa?

Veja como otimizar a produtividade na sua empresa com dicas práticas e melhorias que você pode implementar.

A produtividade é um dos grandes problemas em diversas empresas. Nem sempre isso acontece por falta de disciplina da equipe, mas sim pela falta de planejamento ou de um acompanhamento.

Entretanto, existem inúmeros fatores que podem contribuir para melhorar a produtividade dentro das empresas. Hoje, vamos falar sobre alguns dos mais importantes.

Se você ler este texto até o final, temos certeza de que amanhã sua empresa já estará mais produtiva. Então, fique conosco e conheça algumas formas de melhorar muito o desempenho e a produtividade da sua equipe!

Otimizando a produtividade na minha empresa

1 - Faça um planejamento estratégico

Ainda é comum encontrar muitas empresas que começam a funcionar sem realmente ter um planejamento estratégico sólido e bem estruturado. Isso não é bom e os reflexos se mostram logo nos primeiros meses.

O planejamento estratégico é o direcionamento que sua empresa vai tomar ao longo do tempo. Nele, devem constar objetivos, estudo do mercado, oportunidades, estatísticas, entre outras informações.

Quando você conhece melhor o mercado e a sua empresa, você consegue determinar qual caminho vai seguir sem grandes preocupações. Além disso, a administração fica muito mais fácil. Portanto, o primeiro passo para otimizar a produtividade na sua empresa é fazer um planejamento estratégico.

2 - Organize processos

Organização é essencial em qualquer empresa. Talvez, o fato de você estar perdendo produtividade seja somente uma falta de processos. Mas o que são esses processos?

São definições do que fazer em cada situação e como fazer, detalhadamente. Se necessário, monte um passo a passo e transmita este conhecimento a todos os colaboradores.

Uma vez que os processos dentro da empresa estejam mais organizados, a produtividade começa a melhorar naturalmente. Os colaboradores vão levar menos tempo para procurar soluções, encontrar alternativas ou até mesmo realizar procedimentos complexos.

3 - Aplique treinamentos frequentemente

Toda equipe bem treinada é mais produtiva. Esta é uma verdade absoluta e você consegue ver a diferença nitidamente uma vez que adota esta dica. Se você precisa acelerar a produtividade, experimente aplicar treinamentos frequentemente.

Cada colaborador possui um perfil de aprendizagem diferente. Alguns precisarão receber uma informação até 5 vezes antes que ela fique para sempre em seu conhecimento. Além disso, treinamentos incentivam a interação entre os colaboradores, o que melhora muito o clima organizacional.

Quanto mais você treinar sua equipe, mais produtiva ela se tornará. Reserve um espaço a cada três meses para realizar treinamentos gerais ou específicos para as áreas mais críticas a fim de otimizar a produtividade em sua empresa.

4 - Melhore a comunicação interna

Nenhuma empresa consegue otimizar sua produtividade sem uma boa comunicação interna. Muitas vezes, uma única tarefa leva dias para ser realizada porque os responsáveis não conseguem ser comunicados.

Uma das melhores dicas que podemos dar para que você consiga otimizar a produtividade em sua empresa é, sem dúvidas, melhorar a comunicação interna. Certifique-se de que todos estejam disponíveis para todos.

Todos os setores devem ter fácil acesso para que sejam acionados o quanto antes, resolvendo situações tão logo quanto possível.

5 - Melhore a infraestrutura

Apesar de ser uma dica para médio prazo, ainda é uma dica importante. Frequentemente profissionais não conseguem atingir seu pico de desempenho por falta de equipamentos ou infraestrutura de qualidade.

Adequado não é o suficiente. Se você quer alto desempenho é preciso oferecer o melhor. Por isso, reserve um momento do seu dia para planejar a aquisição de nova infraestrutura, sua instalação e implementação.

Por exemplo, em um escritório, entre os itens que podem ser melhorados, estão a conexão com a internet, o cabeamento, impressoras, computadores, mesas, cadeiras, além de utensílios da copa.

6 - Contrate uma equipe de limpeza terceirizada

Por essa você não esperava, não é? Mas é a pura verdade! Ao contratar uma equipe de limpeza terceirizada, você estará otimizando a produtividade em sua empresa também!

Isso ocorre de duas formas. Primeiro, os colaboradores conseguem trabalhar melhor em ambientes sempre bem limpos e organizados, sem precisar interromper suas atividades para pegar um papel no chão ou remover uma mancha da mesa.

Além disso, se você deixasse a limpeza a encargo dos próprios colaboradores, eles teriam que chegar mais cedo para limpar o local, e muitas vezes ainda não teriam terminado ao início do expediente.

Mas não é apenas isso. A limpeza terceirizada também oferece muitos outros benefícios para sua empresa, como:

  • Redução de custos com materiais e produtos de limpeza;

  • Flexibilização de equipe conforme sua necessidade;

  • Eficiência e conhecimento específico para cada situação;

  • Equipamentos mais adequados para sua empresa;

  • Entre outros.

Quer saber mais sobre como funciona este serviço? Conheça a Makiyama e garanta a otimização da produtividade com o melhor serviço de limpeza terceirizada de Joinville!

    30
    0